MEDICINA

O Curso

Autorização de funcionamento e criação do Curso: Portaria Ministerial nº 97 de 24 de abril de 2023
Publicação no Diário Oficial da União: 25 de abril de 2023
Vagas oferecidas no Vestibular: 120
Contato: coord.medicina@faculdadeunilagos.edu.br

Jaleco Unilagos


O curso de Medicina da FAC-UNILAGOS enseja uma formação generalista e humanista dos profissionais, comprometidos com as questões ambientais, sociais e culturais, integrando-os à equipe de cuidados à saúde, com ênfase nas peculiaridades e necessidades específicas das regiões onde a FAC-UNILAGOS está inserida. Essa orientação se integra às DCNs do curso de graduação em Medicina, no que se refere ao conteúdo teórico, aos cenários de práticas e à orientação pedagógica, mantendo a identidade institucional, tanto na dinâmica curricular como em todo o sistema avaliativo. Em suma, princípios científicos, democráticos, éticos e humanísticos são os objetivos da formação acadêmica, visando a excelência no exercício da Medicina. O profissional deverá possuir conhecimentos teóricos e práticos referentes ao seu campo de atuação, habilidades para a assistência na Atenção Básica à Saúde e na Urgência e Emergência bem como ser capaz de relacionar-se com profissionais de outras áreas de forma multi e interdisciplinar, intervindo nas realidades com o objetivo de melhorar as condições de saúde da comunidade. Neste contexto, é fundamental educar, preparando o indivíduo para interpretar carências sociais e promover ações de correção das desigualdades geradas pelas novas tendências econômicas e políticas do mundo atual. O compromisso educacional da FAC-UNILAGOS está em preparar pessoas para atuarem frente às situações com as quais irão defrontar-se num futuro próximo como profissionais médicos.


Perfil do Egresso

O curso de Medicina da UNILAGOS tem compromisso com os pressupostos estabelecidos nas DCNs, 2014, de:

“formação geral, humanista, crítica, reflexiva e ética, com capacidade para atuar nos diferentes níveis de atenção à saúde, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, nos âmbitos individual e coletivo, com responsabilidade social e compromisso com a defesa da cidadania, da dignidade humana, da saúde integral do ser humano e tendo como transversalidade em sua prática, sempre, a determinação social do processo de saúde e doença.” (Brasil, 2014, não paginado).

O egresso do curso de Medicina da UNILAGOS será um profissional sensível aos agravos de maior prevalência epidemiológica nos contextos do município de Araruama e do estado do Rio de Janeiro, aliando habilidades e competências técnicas e socioemocionais ao enfrentamento dos condicionantes sociais de doenças. Estará, portanto, no âmbito da Atenção Básica, apto a abordar, tanto as doenças infecciosas e parasitárias de ocorrência persistente, como as doenças do aparelho circulatório e neoplasias, que configuram como doenças crônicas não transmissíveis, sendo as duas principais causas de morte do município de Araruama.

Portanto, estará apto para atuar em todos os programas da Atenção Primária em saúde, inclusive naqueles relacionados à prevenção de doenças, seja infectocontagiosa ou relacionada aos processos laborais decorrentes da cadeia produtiva locorregional. Sua prática profissional será caracterizada pela capacidade de gerir sua formação continuada, reconhecendo a necessidade de aprendizado contínuo; pela abertura à avaliação de desempenho e pela capacidade de adaptação às novas situações trazidas tanto por processos saúde-doença como pelos avanços tecnológicos nas formas de diagnóstico e tratamento.

O egresso atuará na perspectiva da articulação e integração dos conhecimentos de diversas áreas da prática médica, com atenção e ações que visem prevenir doenças materno-infantil e diminuir os efeitos das desigualdades sociais para o doente e a comunidade em que está inserido. E ainda, será capaz de atender as doenças relacionadas ao envelhecimento e também para atuar em cenários de média e alta complexidade, sem perder de vista seu perfil generalista.

Em consonância com as DCNs/2014 e pautados pela necessária articulação entre conhecimentos, habilidades e atitudes, que se constituem nas competências requeridas do egresso, para o futuro exercício profissional médico, a formação do graduado em medicina da UNILAGOS, dar-se-á nas seguintes áreas:

  • Atenção à Saúde

O graduando será formado para considerar sempre as dimensões da diversidade biológica, subjetiva, étnico-racial, de gênero, orientação sexual, socioeconômica, política, ambiental, cultural, ética e demais aspectos que compõem o espectro da diversidade humana que singularizam cada pessoa ou cada grupo social, no sentido de concretizar: acesso universal e equidade como direito à cidadania, sem privilégios nem preconceitos de qualquer espécie […]; integralidade e humanização do cuidado por meio de prática médica contínua e integrada com as demais ações e instâncias de saúde […]; qualidade na atenção à saúde, pautando seu pensamento crítico, […] nas melhores evidências científicas, na escuta ativa e singular de cada pessoa, família, grupos e comunidades e nas políticas públicas, […] e diretrizes vigentes; segurança na realização de processos e procedimentos, referenciados nos mais altos padrões da prática médica, de modo a evitar riscos […]; preservação da biodiversidade com sustentabilidade […]; ética profissional fundamentada nos princípios Éticos e Bioéticos […]; comunicação, por meio de linguagem verbal e não verbal, com usuários […] com empatia, sensibilidade e interesse, preservando a confidencialidade […]; promoção da saúde, articulada às demais políticas e tecnologias desenvolvidas no sistema de saúde brasileiro […]; cuidado centrado na pessoa, na família e na comunidade, no qual prevaleça o trabalho interprofissional […]; promoção da equidade no cuidado adequado e eficiente das pessoas com deficiência, compreendendo os diferentes modos de adoecer, nas suas especificidades.

  • Gestão em Saúde

A Graduação em Medicina visa à formação do médico capaz de compreender os princípios, diretrizes e políticas do sistema de saúde, e participar de ações de gerenciamento e administração para promover o bem estar da comunidade, por meio das dimensões: gestão do cuidado, com o uso de saberes e dispositivos de todas as densidades tecnológicas, de modo a promover a organização dos sistemas integrados de saúde […]; valorização da vida, com a abordagem dos problemas de saúde recorrentes na AB, na urgência e na emergência, na promoção da saúde e na prevenção de riscos e danos […];tomada de decisões, com base na análise crítica e contextualizada das evidências científicas, da escuta ativa das pessoas, famílias, grupos e comunidades, das políticas públicas sociais e de saúde […]; comunicação, incorporando, quando possível, as novas TICs […]; liderança exercitada na horizontalidade das relações interpessoais que envolvam compromisso, comprometimento, responsabilidade, empatia, habilidade para tomar decisões, […] de forma efetiva e eficaz […], trabalho em equipe, para desenvolver parcerias e constituição de redes […]; construção participativa do sistema de saúde, de modo a compreender o papel dos cidadãos, gestores, e instâncias do controle social na elaboração da política de saúde […]; participação social e articulada nos campos de ensino e aprendizagem das redes de atenção à saúde […].

  • Educação em Saúde.

O graduando deverá corresponsabilizar-se pela própria formação inicial, continuada e em serviço, autonomia intelectual, responsabilidade social, ao tempo em que se compromete com a formação das futuras gerações de profissionais de saúde, e o estímulo à mobilidade acadêmica e profissional, objetivando: aprender a aprender, como parte do processo de ensino-aprendizagem […]; aprender com autonomia e com a percepção da necessidade da educação continuada […]; aprender interprofissionalmente, com base na reflexão sobre a própria prática e pela troca de saberes com profissionais da área da saúde e outras áreas do conhecimento […]; aprender em situações e ambientes protegidos e controlados, ou em simulações da realidade, identificando e avaliando o erro, como insumo da aprendizagem profissional e organizacional e como suporte pedagógico; comprometer-se com seu processo de formação, envolvendo-se em ensino, pesquisa e extensão e observando o dinamismo das mudanças sociais e científicas […]; propiciar a estudantes, professores e profissionais da saúde a ampliação das oportunidades de aprendizagem, pesquisa e trabalho, por meio da participação em programas de Mobilidade Acadêmica e Formação de Redes Estudantis […];dominar língua estrangeira [….].

DAS ÁREAS DE COMPETÊNCIA DA PRÁTICA MÉDICA ESTRUTURA-SE:

Na Atenção à Saúde

  • Atenção às Necessidades Individuais de Saúde;
  • Atenção às Necessidades de Saúde Coletiva.

A Atenção às Necessidades Individuais de Saúde compõe-se de duas ações-chave:

  • Identificação de Necessidades de Saúde;
  • Desenvolvimento e Avaliação de Planos Terapêuticos.

A Atenção às Necessidades de Saúde Coletiva desdobra-se em duas ações-chave:

  • Investigação de Problemas de Saúde Coletiva;
  • Desenvolvimento e Avaliação de Projetos de Intervenção Coletiva.

Na Gestão em Saúde

  • Organização do Trabalho em Saúde;
  • Acompanhamento e Avaliação do Trabalho em Saúde.

Na Educação em Saúde

  • Identificação de Necessidades de Aprendizagem Individual e Coletiva;
  • Promoção da Construção e Socialização do Conhecimento;
  • Promoção do Pensamento Científico, Crítico e Apoio à Produção de Novos Conhecimentos.

Modalidade:

Bacharel

Titulação:

Bacharelado em Medicina

Carga Horária/Duração:

12 Semestres | 8.440 horas

Turno

Integral

Área de Formação:

Ciências da Saúde

Valor do Investimento
R$ 9.200,00*


Mensalidade: R$11.500,00
*Valor com desconto de pontualidade para pagamento até o dia 08.

Coordenação

Prof. Anderson Wilnes Simas Pereira, Me.

Graduado em medicina pela Faculdade de Medicina de Campos (FMC) em 1994. Cursou residência em clínica médica pela Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto (USP-RP) em 1995, e em cardiologia, nos anos de 1996 e 1997, pela mesma instituição. Tornou-se especialista em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e pela Associação Médica Brasileira (AMB) em 1997. Concluiu mestrado em ciências cardiovasculares pela Universidade Federal Fluminense (Conceito CAPES 4) em 2012, tendo, durante esse período, desenvolvido linha de pesquisa com enfoque na relação entre biomarcadores inflamatórios e hipertensão arterial resistente. Em 2015, tornou-se membro titular da Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (ACAMERJ), ocupando a cadeira 57. Participou, em 2018, de período de formação complementar presencial em cardiologia geral promovido pela Duke University (Carolina do Norte, EUA). Ocupou, ao longo de sua carreira, diversos cargos de liderança na Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro (SOCERJ), com destaque para: vice-presidente da Integração Regional da SOCERJ (2005 - 2007), diretor científico do Departamento de Hipertensão Arterial (DHA) da SOCERJ (2003 - 2005; 2008 - 2010). É fundador da Sessão Regional de Cardiologia Lagos da SOCERJ, tendo, desde 2000, ocupado a presidência e a diretoria científica desta organização por diversas vezes. Ainda, é o idealizador e fundador do Congresso Fluminense de Cardiologia da SOCERJ, tendo sido o primeiro presidente deste evento, em 2002. Apresenta publicações em revistas médicas consolidadas. É autor de capítulos de livros publicados no Brasil e no exterior, nos quais aborda os temas: cardiologia clínica, cirurgia cardíaca, cardiologia intervencionista. Foi revisor dos periódicos científicos ?A Revista da SOCERJ? (2008 - 2014) e ?International Journal of Cardiovascular Sciences? (2015 - 2018). Palestrante em diversos congressos regionais, estaduais, nacionais e internacionais, com apresentações voltadas para os temas: hipertensão arterial, metabologia e diabetes associados a doenças cardiovasculares, doença arterial coronariana.

Docentes

Profª Alessandra Tosta dos Santos, Dra.

Doutora

Prof. Anderson Wilnes Simas Pereira, Me.

Mestre

Profª Andréa de Menezes Machado, Dra.

Doutora

Profª Andreza Gonçalves Vieira Amaro, Ma.

Mestra

Prof. Cassius de Souza, Dr.

Doutor

Profª Cibele Rodrigues Paes Leme, Dra.

Doutora

Prof. Fellipe de Oliveira Cabral, Me.

Mestre

Profª Gabriela da Silva Marques, Dra.

Doutora

Prof. Guilherme Goulart Cabral de Oliveira, Dr.

Doutor

Prof. Higor Franceschi Mota, Me.

Mestre

Prof. Luciano Carvalho Rapagnã, Dr.

Doutor

Profª Maria Carolina de Pinho Porto, Ma.

Mestra

Prof. Mario Henrique, Esp.

Especialista

Profª Penha Regina Valentin Lima Araújo, Ma.

Mestra

Prof. Reinaldo Barros Geraldo, Dr.

Doutor

Prof. Rodrigo Chaves, Dr.

Doutor

Profª Tamires Santos de Melo, Ma.

Mestra

Prof. Yuri Vieira Faria, Dr.

Doutor
Matriz Curricular

Anatomia Geral 120h
Biofísica 60h
Citologia e Histologia 80h
Genética 60h
Bioquímica I 120h
Saúde Coletiva I 40h
Educação Ambiental 40h
Diversidade Humana 40h
Projeto Integrador I 60h

Anatomia dos Sistemas 120h
Bioquímica II: Metabolismo Humano 60h
Embriologia 60h
Fisiologia I 120h
Microbiologia I 80h
Inovação e Tecnologias na Saúde 40h
Saúde Coletiva II 40h
Habilidades Médicas I: Raciocínio Clínico 60h
Projeto Integrador II 60h

Fisiologia II 80h
Patologia I 120h
Farmacologia Geral 40h
Imunologia 80h
Parasitologia 60h
Psicologia Médica 40h
Bioestatística 60h
Saúde Coletiva III 40h
Habilidades Médicas II 60h
Projeto Integrador III 60h

Patologia II 80h
Farmacologia dos Sistemas 100h
Saúde das Comunidades Vulneráveis Locorregionais 40h
Medicina Legal 40h
Imunologia Clínica 60h
Diagnóstico por Imagem 60h
Bioética 40h
Saúde Coletiva IV 40h
Habilidades Médicas III 60h
Projeto Integrador IV 60h
Optativa 1 40h

Farmacologia Clínica 60h
Saúde Mental 40h
Propedêutica Clínica 180h
Clínicas Médicas I – Especialidades – Cardiologia, Pneumologia e Nefrologia 180h
Saúde Coletiva V 40h
Habilidades Clínicas IV 60h
Projeto Integrador V 60h
Optativa 2 40h

Clínicas Médicas II – Especialidades: Gastrologia, Reumatologia e Endocrinologia 180h
Atenção Primária a Saúde – Saúde do Adulto 100h
Atenção Primária a Saúde – Saúde da Mulher 100h
Técnica Cirúrgica e Princípios de Anestesiologia 80h
Saúde Coletiva VI 40h
Pediatria I 120h
Habilidades Médicas V 60h
Projeto Integrador VI 40h

Especialidades Médicas – Cirúrgicas e Propedêutica Cirúrgica 180h
Processos de Envelhecimento 60h
Pediatria II 100h
Dermatologia Clínica e Cirúrgica 60h
Saúde Coletiva VII 40h
Habilidades Médicas VI 80h
Projeto Integrador VII 80h

Clínicas Médica III – Especialidades de Dermatologia, Hematologia e Neurologia 180h
Oncologia 60h
Oftalmologia e Otorrinolaringologia 60h
Urgência e Emergência 100h
Saúde e Fé 40h
Ética Profissional 40h
Saúde Coletiva VIII 40h
Habilidades Médicas VII 80h
Projeto Integrador VIII 80h

Saúde da Criança I 250h
Saúde do Adulto I 250h
Saúde da Mulher I 250h
TCC I 30h

Saúde da Criança II 240h
Saúde da Família e Comunidade I e Saúde do Trabalhador 270h
Saúde da Mulher II 240h
TCC II 30h

Saúde do Adulto II 250h
Urgências e Emergências no Adulto 250h
Urgências e Emergências na Criança 250h

Saúde da Família e Comunidade II e Saúde Coletiva 350h
Saúde Mental e Saúde do Idoso 400h

1º ao 8º Período 5.180h
Total de Estágio/Internato 3.000h
Atividades Complementares 200h
TCC I e II 60h
TOTAL 8.440h
  • Contato

    ouvidoria@faculdadeunilagos.edu.br


  • Endereço

    Rua Baster Pilar n° 500 - Parque Hotel/ Araruama.


  • Telefones

    (22) 99909-0644
    0800 042 0248


  • Social
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