Núcleo de estágio e emprego

O Núcleo de Estágio e Emprego é um setor de atendimento as necessidades do aluno ,sendo responsável pela tramitação de Termos de Convênios e Termos de Compromisso de Estágio para fins de realização de estágios curriculares ou estágio extracurriculares, incluindo os benefícios conforme a Lei nº 11.788/2008, visando a necessidade de apoio aos alunos que ingressam no mercado de trabalho através dos estágios profissionalizantes e no auxílio a entrada do aluno recém-formado no mercado através de banco de vagas para emprego.

Sua preocupação fundamental é interligar à prática profissional e a formação educacional, conforme preconiza-se nos projetos dos cursos bem como nas DCN dos mesmos, já que o estágio contribui significativamente como preparação para o trabalho produtivo dos estudantes, visto ser uma estratégia de profissionalização que ocorre ao longo do curso em situações reais de trabalho, permitindo uma acumulação sucessiva de habilidades e capacidades dos alunos, disponibilizando rica e singular oportunidade de desenvolvimento prático de seu aprendizado. Seguindo sua tradição de qualidade, a Faculdade Unilagos oferece aos seus alunos um núcleo específico para regular as questões de estágio, que congrega as gestões de estágio das coordenações dos cursos de Administração, Biomedicina, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Educação Física, Engenharia de Produção, Fisioterapia, Odontologia e Pedagogia.

O eixo comum que fundamenta a gestão de estágio é a Lei 11.788 de 25 de setembro de 2008, respeitadas as legislações específicas e o Projeto Pedagógico de cada curso. Tem como finalidade o acompanhamento de todas as etapas do processo de estágio que autoriza, formaliza e acompanha o processo de estágio por meio de documentos próprios, relatórios, atendimentos e de visitas aos campos de estágio. Promove a integração entre os alunos e empresa, por meio da inserção dos mesmos nos campos de estágio, proporcionando: formação profissional, aprendizado e experiência.

O estágio supervisionado pode ser:

ESTÁGIO OBRIGATÓRIO:

É aquele é contemplado pela Diretriz Nacional Curricular de cada graduação, que é elaborada e aprovada pelo CNE (Conselho Nacional de Educação), fazendo parte da carga horária do curso e que o aluno precisa cumprir para se formar. Se o seu estágio é OBRIGATÓRIO, veja também com a sua coordenação de curso em que disciplina e em qual semestre ele deve ser realizado para que você tenha tempo de se preparar, ou observe diretamente na matriz do seu curso que se encontra disponível no portal na aba da sua graduação.

ESTÁGIO NÃO-OBRIGATÓRIO:

É aquele que não faz parte da carga horária do curso, mas é importante para o currículo e para o seu aprendizado e como experiência para inserção ao mercado de trabalho.

Ambos os tipos de estágio – OBRIGATÓRIO e NÃO-OBRIGATÓRIO – devem ser, conforme lei de estágio, supervisionados pela instituição de ensino. O NÃO OBRIGATÓRIO é supervisionado pela Central de Estágios. Já o ESTÁGIO OBRIGATÓRIO passa pelo acompanhamento da Central de Estágios e também pela coordenação dos cursos.

DOCUMENTAÇÃO

Educação Física