Alunos de Odontologia levam saúde bucal a gestantes em Araruama
Na última terça-feira, 12 de novembro, os alunos do 8º período do curso de Odontologia da Faculdade Unilagos, juntamente com o professor responsável Raí de
Autorização de funcionamento e criação do Curso: Portaria Ministerial nº 97 de 24 de abril de 2023 Publicação no Diário Oficial da União: 25 de abril de 2023 Vagas oferecidas no Vestibular: 120 Contato: coord.medicina@faculdadeunilagos.edu.br Jaleco Unilagos
O curso de Medicina da FAC-UNILAGOS enseja uma formação generalista e humanista dos profissionais, comprometidos com as questões ambientais, sociais e culturais, integrando-os à equipe de cuidados à saúde, com ênfase nas peculiaridades e necessidades específicas das regiões onde a FAC-UNILAGOS está inserida. Essa orientação se integra às DCNs do curso de graduação em Medicina, no que se refere ao conteúdo teórico, aos cenários de práticas e à orientação pedagógica, mantendo a identidade institucional, tanto na dinâmica curricular como em todo o sistema avaliativo. Em suma, princípios científicos, democráticos, éticos e humanísticos são os objetivos da formação acadêmica, visando a excelência no exercício da Medicina. O profissional deverá possuir conhecimentos teóricos e práticos referentes ao seu campo de atuação, habilidades para a assistência na Atenção Básica à Saúde e na Urgência e Emergência bem como ser capaz de relacionar-se com profissionais de outras áreas de forma multi e interdisciplinar, intervindo nas realidades com o objetivo de melhorar as condições de saúde da comunidade. Neste contexto, é fundamental educar, preparando o indivíduo para interpretar carências sociais e promover ações de correção das desigualdades geradas pelas novas tendências econômicas e políticas do mundo atual. O compromisso educacional da FAC-UNILAGOS está em preparar pessoas para atuarem frente às situações com as quais irão defrontar-se num futuro próximo como profissionais médicos.
O curso de Medicina da UNILAGOS tem compromisso com os pressupostos estabelecidos nas DCNs, 2014, de:
“formação geral, humanista, crítica, reflexiva e ética, com capacidade para atuar nos diferentes níveis de atenção à saúde, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, nos âmbitos individual e coletivo, com responsabilidade social e compromisso com a defesa da cidadania, da dignidade humana, da saúde integral do ser humano e tendo como transversalidade em sua prática, sempre, a determinação social do processo de saúde e doença.” (Brasil, 2014, não paginado).
O egresso do curso de Medicina da UNILAGOS será um profissional sensível aos agravos de maior prevalência epidemiológica nos contextos do município de Araruama e do estado do Rio de Janeiro, aliando habilidades e competências técnicas e socioemocionais ao enfrentamento dos condicionantes sociais de doenças. Estará, portanto, no âmbito da Atenção Básica, apto a abordar, tanto as doenças infecciosas e parasitárias de ocorrência persistente, como as doenças do aparelho circulatório e neoplasias, que configuram como doenças crônicas não transmissíveis, sendo as duas principais causas de morte do município de Araruama.
Portanto, estará apto para atuar em todos os programas da Atenção Primária em saúde, inclusive naqueles relacionados à prevenção de doenças, seja infectocontagiosa ou relacionada aos processos laborais decorrentes da cadeia produtiva locorregional. Sua prática profissional será caracterizada pela capacidade de gerir sua formação continuada, reconhecendo a necessidade de aprendizado contínuo; pela abertura à avaliação de desempenho e pela capacidade de adaptação às novas situações trazidas tanto por processos saúde-doença como pelos avanços tecnológicos nas formas de diagnóstico e tratamento.
O egresso atuará na perspectiva da articulação e integração dos conhecimentos de diversas áreas da prática médica, com atenção e ações que visem prevenir doenças materno-infantil e diminuir os efeitos das desigualdades sociais para o doente e a comunidade em que está inserido. E ainda, será capaz de atender as doenças relacionadas ao envelhecimento e também para atuar em cenários de média e alta complexidade, sem perder de vista seu perfil generalista.
Em consonância com as DCNs/2014 e pautados pela necessária articulação entre conhecimentos, habilidades e atitudes, que se constituem nas competências requeridas do egresso, para o futuro exercício profissional médico, a formação do graduado em medicina da UNILAGOS, dar-se-á nas seguintes áreas:
O graduando será formado para considerar sempre as dimensões da diversidade biológica, subjetiva, étnico-racial, de gênero, orientação sexual, socioeconômica, política, ambiental, cultural, ética e demais aspectos que compõem o espectro da diversidade humana que singularizam cada pessoa ou cada grupo social, no sentido de concretizar: acesso universal e equidade como direito à cidadania, sem privilégios nem preconceitos de qualquer espécie […]; integralidade e humanização do cuidado por meio de prática médica contínua e integrada com as demais ações e instâncias de saúde […]; qualidade na atenção à saúde, pautando seu pensamento crítico, […] nas melhores evidências científicas, na escuta ativa e singular de cada pessoa, família, grupos e comunidades e nas políticas públicas, […] e diretrizes vigentes; segurança na realização de processos e procedimentos, referenciados nos mais altos padrões da prática médica, de modo a evitar riscos […]; preservação da biodiversidade com sustentabilidade […]; ética profissional fundamentada nos princípios Éticos e Bioéticos […]; comunicação, por meio de linguagem verbal e não verbal, com usuários […] com empatia, sensibilidade e interesse, preservando a confidencialidade […]; promoção da saúde, articulada às demais políticas e tecnologias desenvolvidas no sistema de saúde brasileiro […]; cuidado centrado na pessoa, na família e na comunidade, no qual prevaleça o trabalho interprofissional […]; promoção da equidade no cuidado adequado e eficiente das pessoas com deficiência, compreendendo os diferentes modos de adoecer, nas suas especificidades.
A Graduação em Medicina visa à formação do médico capaz de compreender os princípios, diretrizes e políticas do sistema de saúde, e participar de ações de gerenciamento e administração para promover o bem estar da comunidade, por meio das dimensões: gestão do cuidado, com o uso de saberes e dispositivos de todas as densidades tecnológicas, de modo a promover a organização dos sistemas integrados de saúde […]; valorização da vida, com a abordagem dos problemas de saúde recorrentes na AB, na urgência e na emergência, na promoção da saúde e na prevenção de riscos e danos […];tomada de decisões, com base na análise crítica e contextualizada das evidências científicas, da escuta ativa das pessoas, famílias, grupos e comunidades, das políticas públicas sociais e de saúde […]; comunicação, incorporando, quando possível, as novas TICs […]; liderança exercitada na horizontalidade das relações interpessoais que envolvam compromisso, comprometimento, responsabilidade, empatia, habilidade para tomar decisões, […] de forma efetiva e eficaz […], trabalho em equipe, para desenvolver parcerias e constituição de redes […]; construção participativa do sistema de saúde, de modo a compreender o papel dos cidadãos, gestores, e instâncias do controle social na elaboração da política de saúde […]; participação social e articulada nos campos de ensino e aprendizagem das redes de atenção à saúde […].
O graduando deverá corresponsabilizar-se pela própria formação inicial, continuada e em serviço, autonomia intelectual, responsabilidade social, ao tempo em que se compromete com a formação das futuras gerações de profissionais de saúde, e o estímulo à mobilidade acadêmica e profissional, objetivando: aprender a aprender, como parte do processo de ensino-aprendizagem […]; aprender com autonomia e com a percepção da necessidade da educação continuada […]; aprender interprofissionalmente, com base na reflexão sobre a própria prática e pela troca de saberes com profissionais da área da saúde e outras áreas do conhecimento […]; aprender em situações e ambientes protegidos e controlados, ou em simulações da realidade, identificando e avaliando o erro, como insumo da aprendizagem profissional e organizacional e como suporte pedagógico; comprometer-se com seu processo de formação, envolvendo-se em ensino, pesquisa e extensão e observando o dinamismo das mudanças sociais e científicas […]; propiciar a estudantes, professores e profissionais da saúde a ampliação das oportunidades de aprendizagem, pesquisa e trabalho, por meio da participação em programas de Mobilidade Acadêmica e Formação de Redes Estudantis […];dominar língua estrangeira [….].
DAS ÁREAS DE COMPETÊNCIA DA PRÁTICA MÉDICA ESTRUTURA-SE:
Na Atenção à Saúde
A Atenção às Necessidades Individuais de Saúde compõe-se de duas ações-chave:
A Atenção às Necessidades de Saúde Coletiva desdobra-se em duas ações-chave:
Na Gestão em Saúde
Na Educação em Saúde
Mensalidade: R$11.977,25
*Valor com desconto de pontualidade para pagamento até o dia 08.
Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais, (2008-2014). Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade pelo Hospital Metropolitano Odilon Behrens, Belo Horizonte, Minas Gerais (2015-2017). Mestre em Saúde da Família (PROFSAUDE/MPSF) pela Fiocruz/Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-MG) (2019-2021). Especialização em Preceptoria em Medicina de Família e Comunidade pela Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde/Universidade Federal De Ciências Da Saúde De Porto Alegre (2018). Preceptoria do Programa de Residência de Medicina de Família e Comunidade do Hospital Metropolitano Odilon Behrens. Docente da faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2017-2022). Fellowship em Geriatria e Gerontologia do Hospital das Clínicas da UFMG 2020-2022.
Anatomia Geral | 120h |
Biofísica | 60h |
Citologia e Histologia | 80h |
Genética | 60h |
Bioquímica I | 120h |
Saúde Coletiva I | 40h |
Educação Ambiental | 40h |
Diversidade Humana | 40h |
Projeto Integrador I | 60h |
Anatomia dos Sistemas | 120h |
Bioquímica II: Metabolismo Humano | 60h |
Embriologia | 60h |
Fisiologia I | 120h |
Microbiologia I | 80h |
Inovação e Tecnologias na Saúde | 40h |
Saúde Coletiva II | 40h |
Habilidades Médicas I: Raciocínio Clínico | 60h |
Projeto Integrador II | 60h |
Fisiologia II | 80h |
Patologia I | 120h |
Farmacologia Geral | 40h |
Imunologia | 80h |
Parasitologia | 60h |
Psicologia Médica | 40h |
Bioestatística | 60h |
Saúde Coletiva III | 40h |
Habilidades Médicas II | 60h |
Projeto Integrador III | 60h |
Patologia II | 80h |
Farmacologia dos Sistemas | 100h |
Saúde das Comunidades Vulneráveis Locorregionais | 40h |
Medicina Legal | 40h |
Imunologia Clínica | 60h |
Diagnóstico por Imagem | 60h |
Bioética | 40h |
Saúde Coletiva IV | 40h |
Habilidades Médicas III | 60h |
Projeto Integrador IV | 60h |
Optativa 1 | 40h |
Farmacologia Clínica | 60h |
Saúde Mental | 40h |
Propedêutica Clínica | 180h |
Clínicas Médicas I – Especialidades – Cardiologia, Pneumologia e Nefrologia | 180h |
Saúde Coletiva V | 40h |
Habilidades Clínicas IV | 60h |
Projeto Integrador V | 60h |
Optativa 2 | 40h |
Clínicas Médicas II – Especialidades: Gastrologia, Reumatologia e Endocrinologia | 180h |
Atenção Primária a Saúde – Saúde do Adulto | 100h |
Atenção Primária a Saúde – Saúde da Mulher | 100h |
Técnica Cirúrgica e Princípios de Anestesiologia | 80h |
Saúde Coletiva VI | 40h |
Pediatria I | 120h |
Habilidades Médicas V | 60h |
Projeto Integrador VI | 40h |
Especialidades Médicas – Cirúrgicas e Propedêutica Cirúrgica | 180h |
Processos de Envelhecimento | 60h |
Pediatria II | 100h |
Dermatologia Clínica e Cirúrgica | 60h |
Saúde Coletiva VII | 40h |
Habilidades Médicas VI | 80h |
Projeto Integrador VII | 80h |
Clínicas Médica III – Especialidades de Dermatologia, Hematologia e Neurologia | 180h |
Oncologia | 60h |
Oftalmologia e Otorrinolaringologia | 60h |
Urgência e Emergência | 100h |
Saúde e Fé | 40h |
Ética Profissional | 40h |
Saúde Coletiva VIII | 40h |
Habilidades Médicas VII | 80h |
Projeto Integrador VIII | 80h |
Saúde da Criança I | 250h |
Saúde do Adulto I | 250h |
Saúde da Mulher I | 250h |
TCC I | 30h |
Saúde da Criança II | 240h |
Saúde da Família e Comunidade I e Saúde do Trabalhador | 270h |
Saúde da Mulher II | 240h |
TCC II | 30h |
Saúde do Adulto II | 250h |
Urgências e Emergências no Adulto | 250h |
Urgências e Emergências na Criança | 250h |
Saúde da Família e Comunidade II e Saúde Coletiva | 350h |
Saúde Mental e Saúde do Idoso | 400h |
1º ao 8º Período | 5.180h |
Total de Estágio/Internato | 3.000h |
Atividades Complementares | 200h |
TCC I e II | 60h |
TOTAL | 8.440h |
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