Alunos de Odontologia levam saúde bucal a gestantes em Araruama
Na última terça-feira, 12 de novembro, os alunos do 8º período do curso de Odontologia da Faculdade Unilagos, juntamente com o professor responsável Raí de
Autorização de funcionamento e criação do Curso: Portaria Ministerial nº 565 de 27 de setembro de 2016, D.O.U. de 28 de setembro de 2016 Vagas oferecidas no Vestibular: 80 Contato: coord.fisioterapia@faculdadeunilagos.edu.br
O curso tem se preocupado em promover a formação de profissionais competentes, centrando esforços na busca do aperfeiçoamento humano, científico e tecnológico, e no cumprimento da sua missão de fomentar soluções inovadoras para o desenvolvimento da sociedade por meio de um ambiente de aprendizado ético, crítico e empreendedor. Nesse sentido, a Instituição tem direcionado suas atividades de ensino e extensão e, de forma ainda tímida, a pesquisa, buscando manter uma sintonia com a tradição e os novos paradigmas da modernidade. Ao longo destes anos de experiência de atividades no ensino superior, o curso vem primando pelo desenvolvimento de trabalho sério, dedicado, competente e de qualidade.
Tendo como missão formar Fisioterapeutas habilidosos, inovadores, criativos eficientes, competentes, com uma visão científica e humana. Estes profissionais serão hábeis na relação interpessoal, com valores compatíveis com o ideal e com o código de ética da profissão, a fim de atender as Diretrizes Curriculares Nacionais, possibilitando formar profissionais e cidadãos socialmente responsáveis com capacidade para enfrentar o mercado de trabalho e contribuir com a sociedade. São ministrados aos alunos conhecimentos que levam ao aprendizado de um processo baseado na promoção da saúde, na prevenção de doenças, na recuperação da saúde, na reabilitação, na cura, e na integralidade do cuidado. Propõe uma formação que leve a um profissional generalista, humanista, com capacidade crítica, reflexiva, investigativa, técnica e ética, a fim de ter condições de se posicionar frente ao contexto socioeconômico do país. Este Fisioterapeuta deve ser capaz de promover o cuidado de Fisioterapia às mais diversas clientelas, nos diversos campos de atuação profissional, de tal forma que venha a desenvolver ações assistenciais, de pesquisa, educativas e de gestão, levando a uma contribuição na melhora da qualidade de vida da população de nosso país. E deve ter interesse especial na saúde, no trato com pessoas e na disposição de trabalhar em equipe. Basicamente pode-se dizer que onde estiver envolvido o ser humano pode haver a necessidade dos conhecimentos e do trabalho do Fisioterapeuta. Devido às condições de vida do ser humano na sociedade moderna atual, o aumento na expectativa de vida, o crescimento nos casos de acidentes e vítimas de violência, o avanço nas descobertas tecnológicas, o aumento na incidência de quadros clínicos diversos, a ressurgência de doenças dentre outros, denotam a necessidade cada vez maior da intervenção do enfermeiro.
A estrutura do Rio de Janeiro em específico o município de Araruama apresenta um grande número de pequenos e médios empreendimentos na área de saúde, os quais constituem uma demanda agregada significativa para a área da Fisioterapia. Dada a carência técnica nessa área, e visando efetivamente contribuir para o desenvolvimento econômico e social da Região dos Lagos, o curso inscreve-se no marco das soluções efetivas para a oferta específica de profissionais que viabilizem a superação desse quadro. A Fac-UNILAGOS – Faculdade União Araruama de Ensino atende uma área com população de 924350, composta por outros municípios como: Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Cabo Frio, Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Maricá, Rio das Ostras, São Pedro d’Aldeia. A implementação do Curso justifica-se, ainda, pelo crescente número de postos de saúde e empresas na área sediadas em Araruama e região, bem como pela quantidade expressiva de órgãos públicos de saúde. A demanda pelo profissional enfermeiro aumenta a cada dia, fazendo com que o campo de trabalho se torne cada vez mais amplo e gerando a necessidade cada vez maior que se forme mais profissionais Fisioterapeutas.
Objetivo Geral
Promover aos discentes conhecimentos teóricos e práticos científicos, do movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, nas alterações patológicas, cinético-funcionais, nas suas repercussões psíquicas e orgânicas, numa visão ampla e global, respeitando os princípios éticos/bioéticos, morais e culturais do indivíduo e da coletividade.
Conservar, guardar, estender e restabelecer a integridade dos órgãos, sistemas e funções, concebendo ser um profissional voltado ao desenvolvimento científico e apto a adquirir por sua iniciativa informações que possam garantir uma educação continuada e permanente.
Objetivo Específico
Expandir medidas e ações em diversos níveis de atenção à saúde funcional, de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo; Qualificar, estruturar e solucionar as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas; Proceder na avaliação funcional específica e reavaliação em Fisioterapia; Efetuar o Fisiodiagnóstico cinético-funcional; Selecionar e dimensionar técnicas, recursos e condutas Fisioterapêuticas apropriadas; Efetuar o tratamento adequado em Fisioterapia; Precisar prognósticos, reavaliando com condutas, assim decidindo eventualmente pela alta Fisioterapêutica; Expedir laudos, pareceres, atestados e relatórios sobre a prática Fisioterapêutica; Realizar junto a outros profissionais de saúde, mantendo a confidencialidade das informações obtidas através do cliente, na interação com outros profissionais de saúde e com público em geral.
O Curso de Bacharelado em Fisioterapia da FAC-Unilagos enfatiza os fundamentos humanísticos e éticos, delineando o perfil profissional do egresso, através de uma formação generalista do profissional fisioterapeuta, apto a atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual, com uma visão ampla e global, comprometido em respeitar os aspectos éticos/bioéticos/deontológicos, biológicos, filosóficos, morais, sociais, econômicos, políticos, ambientais e culturais do indivíduo, da família e da coletividade no qual está inserido, valorizando e respeitando o ser humano; componentes para a realização eficiente e responsável do trabalho técnico-científico para o qual foi preparado, mantendo-se para isso, sempre atualizado em relação aos avanços proporcionados pela pesquisa no Brasil e no exterior.
Para tanto, deve ser capaz de refletir criticamente sobre suas ações e sobre a aplicabilidade destas em cada uma das áreas e das comunidades específicas em que atua, sabendo que o benefício social é uma das metas no exercício profissional, desenvolvendo as competências e habilidades necessárias à prática resolutiva e humanizada, sistematizada pelos estudos das ciências biológicas e da saúde, das ciências sociais e humanas, dos conhecimentos fisioterapêuticos e biotecnológicos de maneira integrada, detendo uma visão ampla e global do processo saúde-doença-cuidado, compreendendo o contexto e o processo em que se desenvolve a doença, para assim preveni-la e/ou tratá-la.
O egresso deverá ser um profissional capaz de atuar multiprofissionalmente, interdisciplinarmente e transdisciplinarmente; entender a importância de seu contínuo aperfeiçoamento em projetos de pesquisa, visitas técnicas, congressos, cursos, eventos de extensão para o desenvolvimento da autoconfiança; ter e obter uma formação técnica e científica que lhe permita atuar com eficiência e responsabilidade na promoção, manutenção, prevenção, proteção e recuperação da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida, zelando pela exação e progresso da profissão, garantindo a integralidade do cuidar em fisioterapia.
O curso de Fisioterapia da FAC-Unilagos pretende formar Fisioterapeutas competentes, que venham a suprir as expectativas que a sociedade espera desta categoria profissional. O Profissional Fisioterapeuta graduado na FAC-Unilagos estará apto para:• Realizar as ações pertinentes ao fazer fisioterapêutico de maneira resolutiva, com base em evidências científicas, visando a prevenção, a promoção, a proteção e a reabilitação da saúde, individualmente ou coletivamente, assegurando a integridade de órgãos, sistemas e funções;
Reconhecer a saúde como direito de todos, contribuindo para o bem-estar e qualidade de vida das pessoas, famílias e comunidade, atuando profissionalmente, compreendendo a natureza humana em suas dimensões, em suas expressões e fases evolutivas;
Promover a saúde em todos os níveis de atenção de forma generalista, humanista, crítica e reflexiva, atuando em equipes multidisciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares, com base na convicção científica, de cidadania e ética;
Identificar as necessidades individuais e coletivas de saúde da população, seus condicionantes e determinantes;
Compreender a política de saúde no contexto das políticas sociais, reconhecendo os perfis epidemiológicos das populações;
Garantir a integralidade da assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;
Atuar nos programas de assistência integral à saúde da criança, do adolescente, da mulher, do adulto e do idoso;
Aprender de forma permanente, crítica e autônoma, a fim de estar apto para contribuir com a sociedade em que vive na sua contínua transformação social, política e econômica;
Promover estilos de vida saudáveis, conciliando as necessidades tanto dos seus clientes/pacientes quanto às de sua comunidade, atuando como agente de transformação social;
Participar da composição das estruturas consultivas e deliberativas do sistema de saúde;
Ser ético e humano, motivado a interferir na realidade mobilizando diferentes atributos, conhecimentos, habilidades e atitudes, desenvolvendo o senso crítico, investigador e conquistando autonomia pessoal e intelectual necessária para empreender de forma contínua na formação da sua práxis profissional, favorecendo condições dignas de vida;
Garantir atendimento de qualidade, respeitando os princípios éticos/bioéticos, sabendo que a sua responsabilidade da atenção à saúde não se encerra apenas com o ato técnico, mas sim com a resolução do problema de saúde, individualmente ou coletivamente;
Administrar serviços, programas, projetos e atividades de ensino, pesquisa e extensão pública e privada; bem como desempenhar atividades de planejamento, organização e gestão de serviços de saúde públicos ou privados, além de assessorar, prestar consultorias e auditorias no âmbito de sua competência profissional, exercendo liderança com compromisso, responsabilidade, empatia e habilidade para a tomada de decisões de forma efetiva e eficaz;
Estar estimulado e capacitado para a prática do constante aprimoramento e autoaprendizagem, conferindo qualidade ao exercício profissional, desenvolvendo atividades de socialização do saber técnico-científico na sua área de atuação, através de aulas, palestras e conferências, sabendo comunicar-se utilizando a linguagem científica oral e escrita, com possibilidade do emprego de tecnologias de comunicação e informação;
Manter a confidencialidade das informações na interação com outros profissionais de saúde, pacientes, familiares e o público em geral;
Acompanhar e incorporar inovações tecnológicas pertinentes à sua práxis profissional; adaptando o conhecimento que adquiriram à saúde da população, que apresenta diferentes necessidades e mudanças constantes;
Conhecer métodos e técnicas de investigação e elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos;
Estar apto a assumir posições de liderança, objetivando o bem-estar da comunidade, atuando com compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz;
Desenvolver a capacidade gerencial, administrativa e o espírito empreendedor;
Buscar a educação permanente, no âmbito teórico e prático, firmando um compromisso com a sua educação e com o treinamento/estágios de futuros profissionais, bem como favorecer a mobilidade acadêmico/profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais;
Respeitar os princípios éticos inerentes ao exercício da profissão;
Conhecer os fundamentos históricos, filosóficos e metodológicos da Fisioterapia e seus diferentes níveis e modelos de atuação, incorporando em seu exercício profissional valores de cidadania e ética;
Integrar-se em programas de promoção, manutenção, prevenção, proteção e recuperação da saúde, sensibilizados e comprometidos com o ser humano, respeitando-o e valorizando-o;
Realizar consultas, avaliar e reavaliar objetivando o diagnóstico cinético-funcional; utilizando para tal a coleta de dados, bem como a solicitação, a execução e a interpretação de exames propedêuticos e complementares;
Analisar e interpretar a postura e o movimento humano quer nas alterações patológicas e cinético-funcionais, quer nas repercussões psíquicas e orgânicas dessas alterações;
Eleger os objetivos e quantificar as técnicas, os recursos e as intervenções fisioterapêuticas pertinentes ao tratamento das disfunções no campo da Fisioterapia, em toda sua extensão e complexidade;
Estabelecer prognóstico cinético-funcional, reavaliar condutas e decidir pela alta fisioterapêutica;
Elaborar criticamente o diagnóstico cinético-funcional e a intervenção fisioterapêutica, considerando o amplo espectro de questões clínicas, científicas, filosóficas, éticas, políticas, sociais e culturais implicadas na atuação profissional do fisioterapeuta, estando capacitado para intervir nas diversas áreas onde sua atuação profissional seja necessária;
Entender que o benefício social é uma das metas no exercício profissional;
Emitir laudos, pareceres, atestados e relatórios fisioterapêuticos;
Prestar esclarecimentos, dirimir dúvidas e orientar o indivíduo e os seus familiares na sequência do processo terapêutico;
Encaminhar o paciente, quando necessário, a outros profissionais, relacionando e estabelecendo um nível de cooperação com os demais membros da equipe de saúde;
Intervir para resolução de condições de emergência;
Agir de acordo com o marco conceitual que entenda o homem como um ser biopsicossocial, agindo como parte integrante de um sistema organizado de atenção à saúde, reconhecendo o indivíduo como agente ativo nas ações de saúde.
Mestre em Psicanálise Saúde e Sociedade pela Universidade Veiga de Almeida - RJ. Pós graduada em Fisioterapia neurofuncional pela Universidade Gama Filho- RJ. Pós graduada em fisioterapia na unidade de terapia intensiva pela Universidade do Grande Rio - RJ. Licenciatura em Biologia pela UNIVERSO. Graduanda em Nutrição. Preceptora de estágio na clínica escola da graduação de fisioterapia da universidade Estácio de Sá de Nova Friburgo. Experiência em docência como professora na pós graduação Faculdade Governador Ozanam Coelho FAGOC/Nezo Educacional, Coordenador do curso de fisioterapia e Professor da graduação de fisioterapia e enfermagem da Universidade União Araruama de Ensino- UNILAGOS. Professor na graduação de educação física e fisioterapia da Universidade Estácio de Sá, Campus Teresópolis e Nova Friburgo -RJ. Ministrante de cursos de extensão e aperfeiçoamento, palestras universitárias e workshops na área de fisioterapia. Experiência em fisioterapia geral, RPG, pilates, reabilitação labiríntica e auriculoterapia. Especialista nas áreas de reabilitação labiríntica e RPG.
Anatomia Humana I (Anatomia Sistêmica) | 80h |
Biologia Celular | 40h |
Fundamentos e História da Fisioterapia | 40h |
Língua Portuguesa | 40h |
Psicologia da Saúde | 40h |
Metodologia da Pesquisa Científica | 40h |
Políticas Públicas em Saúde | 40h |
Anatomia Humana II (Neuroanatomia) | 80h |
Antropologia – Raças Humanas | 40h |
Ética, Bioética e Deontologia | 40h |
Fisiologia Humana Geral | 80h |
Bioquímica | 40h |
Genética Humana | 40h |
Histologia e Embriologia Humana | 40h |
Anatomia Humana III (Sistema Musculoesquelético) | 120h |
Patologia Geral | 80h |
Biossegurança | 40h |
Psicomotricidade | 40h |
Imunologia | 40h |
Saúde e Meio Ambiente | 40h |
Recursos Terapêuticos Manuais I | 40h |
Cinesiologia e Biomecânica | 80h |
Farmacologia e Exames Laboratoriais | 80h |
Fisiologia do Exercício | 80h |
Imaginologia | 40h |
Anatomia Palpatória | 40h |
Bioestatística | 40h |
Recursos Terapêuticos Manuais II | 40h |
Ortopedia e Traumatologia | 40h |
Imunoreumatologia | 40h |
Bases e Métodos De Avaliação Em Fisioterapia | 80h |
Cinesioterapia e Mecanoterapia | 80h |
Eletrotermofototerapia | 80h |
Estágio Supervisionado I | 160h |
Fisioterapia Reumatológica | 40h |
Hidrocinesioterapia | 80h |
Fisioterapia Traumato Otopédica | 80h |
Empreendedorismo e Gestão em Saúde | 40h |
Primeiros Socorros | 40h |
Reeducação Funcional | 80h |
Epidemiologia | 40h |
Estágio Supervisionado II | 160h |
Órteses e Próteses | 40h |
Neurologia | 40h |
Saúde do Homem | 40h |
Pediatria | 40h |
Fisioterapia Dermato Funcional | 40h |
Saúde da Mulher | 40h |
Estágio Supervisionado III | 200h |
Fisioterapia na Saúde da Mulher | 40h |
Fisioterapia Neurofuncional | 40h |
Fisioterapia na Saúde do Homem | 40h |
Fisioterapia Pediátrica | 40h |
Cardiologia | 40h |
Pneumologia | 40h |
Tópico Especial I | 40h |
TCC I | 40h |
Fisioterapia Cardiológica | 40h |
Estágio Supervisionado IV | 200h |
Fisioterapia em UTI | 80h |
Fisioterapia Oncológica | 40h |
Geriatria e Saúde Mental | 40h |
Tópico especial II | 40h |
Fisioterapia Pneumofuncional | 40h |
TCC II | 40h |
Atualizações Tecnológicas Aplicadas à Fisioterapia | 40h |
Fisioterapia nas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde | 40h |
Ergonomia e Fisioterapia na Saúde do Trabalhador | 40h |
Fisioterapia em Dor | 40h |
Fisioterapia Geriátrica | 40h |
Estágio Supervisionado V | 200h |
OPT – LIBRAS | 40h |
Quer saber mais ou deseja um atendimento personalizado? Deixe seu contato que alguém do nosso time irá entrar em contato com você.
ouvidoria@faculdadeunilagos.edu.br
Rua Baster Pilar n° 500 - Parque Hotel/ Araruama.
(22) 99909-0644
0800 042 0248