Alunos de Odontologia levam saúde bucal a gestantes em Araruama
Na última terça-feira, 12 de novembro, os alunos do 8º período do curso de Odontologia da Faculdade Unilagos, juntamente com o professor responsável Raí de
Autorização de funcionamento e criação do Curso: Portaria nº 488 de 26 de junho de 2015 Publicação no Diário Oficial da União: 29 junho de 2015 Vagas não encontradas no vestibular: 100 Contato: coord.edf@faculdadeunilagos.edu.br
Partindo de um pressuposto de que a atuação de um profissional da área se caracteriza basicamente pela ação docente, e entendendo-se docência no seu sentido amplo, a formação pedagógica será enfatizada durante todo o curso. Cabe destacar que o profissional que atua em instituições escolares destinadas à Educação Básica, equipes esportivas escolares entre outros locais possíveis, terá a atividade de ensino, em grande medida, como aquela que caracteriza sua ação profissional, portanto, este deve ser objeto de estudo e pesquisa em sua formação.
Aliado a essa capacitação, o curso de Licenciatura em Educação Física, que enfatiza a formação generalista do educador, deve qualificá-lo a desenvolver uma análise holística e uma reflexão crítica sobre as organizações e seus impactos na sociedade.
É importante ressaltar que todo corpo docente do curso de Licenciatura em Educação Física está preocupado em transmitir para os alunos, valores importantes como a ética e comportamento cidadão. Eles precisam estar cientes e conscientes de como suas decisões irão impactar a sociedade em que vivem, além disso, as condições sociais, políticas, da saúde e ambientais precisam ser continuamente analisadas, de forma crítica e questionadora, independentemente do tipo de organização em que estiverem atuando.
PERFIL DO PROFISSIONAL – LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
O Licenciado em Educação Física, formado pelo FAC-Unilagos, deverá ser um professor capaz de atuar de maneira coerente na realidade social, cultural e política a que estiver inserido trabalhando numa perspectiva de prática reflexiva a fim de que sua intervenção possa resultar positiva no intuito de solucionar os problemas encontrados e decidir autonomamente sua atuação.
Desta forma, o Curso de Licenciatura em Educação Física pretende preparar um professor pluralista de formação abrangente com forte embasamento humanístico e aprofundamento técnico que lhe permita desenvolver as suas potencialidades e ainda permita incentivar a continuidade de seus estudos e aperfeiçoamento profissional na busca da construção e reconstrução dos conhecimentos da área.
Este professor deverá ser identificado por suas competências e habilidades segundo os aprofundamentos possibilitados no curso de formação inicial, diante da interação teoria e prática, entre ensino, pesquisa e extensão, que potencializará a construção de conhecimentos profissionais significativos à realidade de atuação. Estará habilitado e preparado para atuação na Educação Física de todos os níveis da educação básica em todas as modalidades, com consciência social e crítica, para que possa ser sensível a todas as particularidades do seu alunado, atendendo as demandas da sociedade moderna, entendendo as diferenças entre os indivíduos, respeitando a individualidade e as preferências desses alunos.
Neste perfil o egresso deverá ter competência técnico-científica, ético-política, socioeducativa para:
Fundamentos do Estudo da Linguagem | 80h | ||||||
Métodos e Técnicas da Pesquisa Científica | 40h | ||||||
Anatomia I | 80h | ||||||
Psicologia da Educação | 80h | ||||||
Biologia Celular e Histologia | 80h | ||||||
Introdução à Educação Física | 40h |
Filosofia da Educação | 40h | ||||||
Anatomia II | 80h | ||||||
Didática Geral | 80h | ||||||
Fundamentos do Futebol e Futsal | 80h | ||||||
Educação, Corpo e Movimento | 40h | ||||||
Aspectos Históricos da Educação Física | 40h | ||||||
Sociologia da Educação | 40h |
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor | 60h | ||||||
Bioquímica | 80h | ||||||
Cinesiologia | 40h | ||||||
Didática Aplicada a Educação Física | 40h | ||||||
Espaços Educativos e Redes de Aprendizagem | 40h | ||||||
Seminários Temáticos em Relações Étnicos Raciais e Direitos Humanos | 40h | ||||||
Ludicidade e Educação | 40h |
Fundamentos do Handebol | 80h | ||||||
Fundamentos do Atletismo | 80h | ||||||
Fisiologia Geral | 80h | ||||||
Dança e Ritmo | 80h | ||||||
Seminários Temáticos em Educação Física na Educação Infantil | 40h |
Fisiologia do Exercício | 80h | ||||||
Fundamentos do Basquetebol | 80h | ||||||
Esportes de Raquete | 40h | ||||||
Dança e Cultura Popular | 40h | ||||||
LIBRAS | 40h | ||||||
Seminários Temáticos em Educação Física no Ensino Fundamental | 40h | ||||||
Estágio Supervisionado I | 100h |
Fundamentos do Voleibol | 80h | ||||||
Atividades Aquáticas | 80h | ||||||
Lutas I | 40h | ||||||
Dimensões Sociais do Esporte | 40h | ||||||
Introdução ao Lazer | 40h | ||||||
Seminários Temáticos em Educação Física no Ensino Médio | 40h | ||||||
Estágio Supervisionado II | 100h |
Lutas II | 40h | ||||||
Seminários Temáticos em Educação Física Adaptada e Inclusiva | 80h | ||||||
Políticas Educacionais | 80h | ||||||
TCC I | 40h | ||||||
Nutrição Aplicada à Atividade Física | 40h | ||||||
Educação e Desenvolvimento Sustentável | 40h | ||||||
Estágio Supervisionado III | 100h |
Primeiros Socorros | 40h | ||||||
Introdução à Ginástica | 80h | ||||||
Ética e Legislação Profissional | 40h | ||||||
TCC II | 80h | ||||||
Práticas Corporais de Aventura | 40h | ||||||
Educação no Século XXI | 40h | ||||||
Estágio Supervisionado IV | 100h |
Quer saber mais ou deseja um atendimento personalizado? Deixe seu contato que alguém do nosso time irá entrar em contato com você.
ouvidoria@faculdadeunilagos.edu.br
Rua Baster Pilar n° 500 - Parque Hotel/ Araruama.
(22) 99909-0644
0800 042 0248