EDUCAÇÃO FÍSICA

O Curso

Autorização de funcionamento e criação do Curso: Portaria nº 488 de 26 de junho de 2015 Publicação no Diário Oficial da União: 29 junho de 2015 Vagas não encontradas no vestibular: 100 Contato: coord.edf@faculdadeunilagos.edu.br


Partindo de um pressuposto de que a atuação de um profissional da área se caracteriza basicamente pela ação docente, e entendendo-se docência no seu sentido amplo, a formação pedagógica será enfatizada durante todo o curso. Cabe destacar que o profissional que atua em instituições escolares destinadas à Educação Básica, equipes esportivas escolares entre outros locais possíveis, terá a atividade de ensino, em grande medida, como aquela que caracteriza sua ação profissional, portanto, este deve ser objeto de estudo e pesquisa em sua formação.

Aliado a essa capacitação, o curso de Licenciatura em Educação Física, que enfatiza a formação generalista do educador, deve qualificá-lo a desenvolver uma análise holística e uma reflexão crítica sobre as organizações e seus impactos na sociedade.

É importante ressaltar que todo corpo docente do curso de Licenciatura em Educação Física está preocupado em transmitir para os alunos, valores importantes como a ética e comportamento cidadão. Eles precisam estar cientes e conscientes de como suas decisões irão impactar a sociedade em que vivem, além disso, as condições sociais, políticas, da saúde e ambientais precisam ser continuamente analisadas, de forma crítica e questionadora, independentemente do tipo de organização em que estiverem atuando.


Perfil do Egresso

PERFIL DO PROFISSIONAL – LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

O Licenciado em Educação Física, formado pelo FAC-Unilagos, deverá ser um professor capaz de atuar de maneira coerente na realidade social, cultural e política a que estiver inserido trabalhando numa perspectiva de prática reflexiva a fim de que sua intervenção possa resultar positiva no intuito de solucionar os problemas encontrados e decidir autonomamente sua atuação.

Desta forma, o Curso de Licenciatura em Educação Física pretende preparar um professor pluralista de formação abrangente com forte embasamento humanístico e aprofundamento técnico que lhe permita desenvolver as suas potencialidades e ainda permita incentivar a continuidade de seus estudos e aperfeiçoamento profissional na busca da construção e reconstrução dos conhecimentos da área.

Este professor deverá ser identificado por suas competências e habilidades segundo os aprofundamentos possibilitados no curso de formação inicial, diante da interação teoria e prática, entre ensino, pesquisa e extensão, que potencializará a construção de conhecimentos profissionais significativos à realidade de atuação. Estará habilitado e preparado para atuação na Educação Física de todos os níveis da educação básica em todas as modalidades, com consciência social e crítica, para que possa ser sensível a todas as particularidades do seu alunado, atendendo as demandas da sociedade moderna, entendendo as diferenças entre os indivíduos, respeitando a individualidade e as preferências desses alunos.

Neste perfil o egresso deverá ter competência técnico-científica, ético-política, socioeducativa para:

  1. a) Ser professor egresso de uma formação abrangente, adquirindo conhecimentos científicos da área, bem como possuir o hábito da intervenção, do estudo e da pesquisa de forma sistemática;
  2. b) Ser um professor consciente e competente, no sentido de exercitar sua cidadania e profissionalismo através de uma visão crítica da história e das questões sociais brasileiras;
  3. c) Ser um professor com domínio das dimensões política, epistemológica e educativa constantes de sua formação, bem como ter competência técnica e habilidade necessária à elaboração, execução e avaliação de programas de atividades físicas adequadas aos vários segmentos do ensino formal e não formal, bem como programar atividades esportivas educativas, lúdicas, de lazer e competitividade;
  4. d) Ser um professor com competência e abertura para o trabalho da interdisciplinaridade, preservando os conteúdos históricos da Educação Física como os jogos, os esportes, as danças, as ginásticas e as lutas, ampliando para os novos conteúdos surgidos na sociedade moderna (esportes radicais, da natureza, etc.), bem como realizar e divulgar pesquisas com estes conteúdos programáticos;
  5. e) Possuir capacidade de compreender a dinâmica da sociedade em toda a sua multiplicidade, no sentido de resolver problemas que se apresentam no âmbito educacional;
  6. f) Possuir capacidade de dialogar com as diferentes áreas do conhecimento, que permita ao profissional de nível superior ampliar a sua visão de mundo e compreender a dinâmica socioeducacional;
  7. g) Possuir capacidade de analisar criticamente o contexto social, econômico, político e ambiental, tanto o global quanto o local, de modo a intervir objetivamente nos problemas educacionais, com base nessa análise;
  8. h) Entender a importância das três dimensões de conteúdos, procedimental, conceitual e atitudinal, sendo capazes de proporcionar os conhecimentos sob a ótica das três dimensões equilibradamente.

Modalidade:

Bacharel/Licenciatura

Titulação:

Bacharel/Licenciatura Educação Física

Carga Horária/Duração:

8 Semestres | 3.400 horas

Turno

Matutino/Noturno

Área de Formação:

Ciências da saúde

Valor do Investimento
R$ 1.710,30
Matriz Curricular

Fundamentos do Estudo da Linguagem 80h
Métodos e Técnicas da Pesquisa Científica 40h
Anatomia I 80h
Psicologia da Educação 80h
Biologia Celular e Histologia 80h
Introdução à Educação Física 40h

Filosofia da Educação 40h
Anatomia II 80h
Didática Geral 80h
Fundamentos do Futebol e Futsal 80h
Educação, Corpo e Movimento 40h
Aspectos Históricos da Educação Física 40h
Sociologia da Educação 40h

Aprendizagem e Desenvolvimento Motor 60h
Bioquímica 80h
Cinesiologia 40h
Didática Aplicada a Educação Física 40h
Espaços Educativos e Redes de Aprendizagem 40h
Seminários Temáticos em Relações Étnicos Raciais e Direitos Humanos 40h
Ludicidade e Educação 40h

Fundamentos do Handebol 80h
Fundamentos do Atletismo 80h
Fisiologia Geral 80h
Dança e Ritmo 80h
Seminários Temáticos em Educação Física na Educação Infantil 40h

Fisiologia do Exercício 80h
Fundamentos do Basquetebol 80h
Esportes de Raquete 40h
Dança e Cultura Popular 40h
LIBRAS 40h
Seminários Temáticos em Educação Física no Ensino Fundamental 40h
Estágio Supervisionado I 100h

Fundamentos do Voleibol 80h
Atividades Aquáticas 80h
Lutas I 40h
Dimensões Sociais do Esporte 40h
Introdução ao Lazer 40h
Seminários Temáticos em Educação Física no Ensino Médio 40h
Estágio Supervisionado II 100h

Lutas II 40h
Seminários Temáticos em Educação Física Adaptada e Inclusiva 80h
Políticas Educacionais 80h
TCC I 40h
Nutrição Aplicada à Atividade Física 40h
Educação e Desenvolvimento Sustentável 40h
Estágio Supervisionado III 100h

Primeiros Socorros 40h
Introdução à Ginástica 80h
Ética e Legislação Profissional 40h
TCC II 80h
Práticas Corporais de Aventura 40h
Educação no Século XXI 40h
Estágio Supervisionado IV 100h

Receba mais informações sobre o curso!

Quer saber mais ou deseja um atendimento personalizado? Deixe seu contato que alguém do nosso time irá entrar em contato com você.





    • Contato

      ouvidoria@faculdadeunilagos.edu.br


    • Endereço

      Rua Baster Pilar n° 500 - Parque Hotel/ Araruama.


    • Telefones

      (22) 99909-0644
      0800 042 0248


    • Social
    Banner-semtexto