Reinauguração do Hospital Universitário de São Vicente

Reinauguração do Hospital Universitário de São Vicente

agosto 1, 2024

A reinauguração do Hospital Universitário de São Vicente, no dia 31 de julho de 2024, representou um marco significativo para a saúde na Região dos Lagos. Após um período de importantes reformas e ampliação, o hospital está sendo preparado para receber estudantes das áreas da saúde da Faculdade Unilagos, incluindo Medicina, Enfermagem, Fisioterapia e Odontologia. Esta renovação não apenas melhora a infraestrutura do hospital, mas também amplia a capacidade de atendimento e ensino, fortalecendo a formação prática dos futuros profissionais de saúde.

Com a chegada dos alunos de graduação às práticas hospitalares, acompanhados por seus preceptores, espera-se uma significativa melhoria na capacidade diagnóstica e terapêutica do hospital. Os preceptores, que são professores de prática, em conjunto com os profissionais da saúde do hospital, orientarão os estudantes, promovendo uma troca de conhecimentos que beneficiará diretamente os pacientes. Além disso, o acolhimento e a humanização no atendimento serão reforçados, proporcionando uma experiência mais positiva e efetiva para todos os pacientes atendidos.

O Hospital Universitário de São Vicente, sendo uma instituição municipal, expandirá seu atendimento para além do distrito, abrangendo todo o município de Araruama, especialmente nas internações de clínica médica e psiquiatria. Esta ampliação é fruto de uma parceria estratégica entre a Faculdade Unilagos e a Prefeitura Municipal de Araruama. Tal colaboração representa um avanço significativo na prestação de serviços de saúde, garantindo que um maior número de pessoas tenha acesso a cuidados médicos de qualidade.

O hospital oferece uma emergência 24 horas com atendimento em clínica médica, pediatria e ortopedia. As instalações incluem uma sala de gesso, sala de medicação, sala de pequenas suturas, e uma sala vermelha com dois leitos. Complementando os serviços, serão realizados exames laboratoriais, raio X, eletrocardiogramas e ultrassonografias. As enfermarias clínicas são três, com quatro leitos cada. Uma outra enfermaria de psiquiatria com quatro leitos e uma de pediatria também com quatro leitos.

O Hospital Universitário de São Vicente também abriga o Hospital dos Olhos, com cirurgias de baixa e média complexidade, um polo regional de vacinação e soroterapia para acidentes com animais peçonhentos, e um auditório para aulas dos alunos da Faculdade Unilagos. Esta robusta infraestrutura reafirma o compromisso contínuo de promover a saúde e o bem-estar dos moradores de Araruama e áreas circunvizinhas.