UNILAR - Unilagos, Saúde no Seu Lar

O programa UNILAR, “Unilagos, Saúde no Seu Lar”, é uma iniciativa da Reitora da Faculdade Unilagos emocionante que une o conhecimento científico, o ensino e a pesquisa com ação comunitária. Trabalhamos de mãos dadas com as comunidades carentes de Araruama e arredores, oferecendo oficinas educativas e expositivas sobre temas vitais como diversidade humana, promoção da saúde, hábitos saudáveis e muito mais.

Público-Alvo:

Comunidades carentes de Araruama e municípios vizinhos são o foco principal do nosso programa.

Justificativa:

Nosso programa está alinhado com as diretrizes do SUS e das Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de medicina. Buscamos criar práticas educativas que formem profissionais engajados e comprometidos com a comunidade, trazendo uma abordagem humanizada para a capacitação dos nossos alunos.

Objetivo Geral:

Promover a educação, capacitação e formação profissional por meio de ações extramuros, proporcionando aos alunos experiências práticas em diferentes cenários de aprendizagem e auxiliando nas estratégias de saúde das prefeituras locais. Além disso, buscamos tornar nossos alunos profissionais mais humanizados e treinados, capazes de entender e atender às necessidades específicas das comunidades.

Objetivos Específicos:

• Criar espaços educativos em saúde na comunidade.
  • Promover ações educativas em saúde adaptadas à cultura local.
  • Envolver os alunos da UNILAGOS em questões de diversidade humana e ambiental.
  • Aproximar os alunos dos problemas sociais e incentivá-los a aplicar seus conhecimentos na prática.
  • Identificar fatores determinantes da saúde da população local.
  • Coletar dados epidemiológicos para ações preventivas.
  • Orientar e encaminhar os pacientes atendidos durante as ações.

Ritos do Evento:

O programa será desenvolvido por grupos de alunos e professores, com atividades específicas para cada curso. Os participantes devem disponibilizar seus telefones para coordenação e usar os equipamentos necessários durante as ações. Reuniões de capacitação serão realizadas para garantir o sucesso das atividades e promover a humanização dos futuros profissionais de saúde.

Informações Adicionais:

• Os alunos e professores devem dispor de telefone para contato.
  • Os grupos devem levar kits EPIs e outros materiais necessários.
  • Cada curso será responsável por orientar as ações relacionadas à sua área.
  • Os alunos devem enviar questionários de anamnese até a data estabelecida.
  • Reuniões de capacitação serão realizadas para alunos e professores voluntários.
  • Os alunos que se sentirem inseguros em realizar procedimentos clínicos serão treinados pela equipe técnica da UNILAGOS.

Horas Complementares: Até 10 horas complementares.

Ações

18 de Maio de 2024

Primeira Ação do Projeto de Extensão “Unilagos no seu Lar”

Coordenador: Professor Dr. Cassius de Souza