Faculdade Unilagos realiza Treinamento de ANS em parceria com CIR-BL e o SUS

Faculdade Unilagos realiza Treinamento de ANS em parceria com CIR-BL e o SUS

setembro 26, 2024

Na última quarta-feira, 25 de setembro, a Faculdade Unilagos realizou o Treinamento de Avaliação Neurológica Simplificada (ANS), em parceria com a Comissão Intergestores Regional da Baixada Litorânea (CIR-BL) e o município de Araruama. O evento, realizado no auditório da instituição, foi voltado para fisioterapeutas e profissionais de saúde, com foco na capacitação para o atendimento de pacientes com hanseníase.

O evento faz parte do projeto de extensão de assistência à hanseníase, coordenado pela professora Taiane Esteves, e reforça o papel da Clínica Escola de Fisioterapia da Unilagos como referência no tratamento de pacientes com hanseníase em Araruama. A clínica atua em parceria com a rede SUS do município, promovendo atendimento qualificado e a interação com o Sistema Único de Saúde por meio de referência e contrarreferência.

A programação do evento incluiu palestras e atividades práticas, com destaque para a apresentação da TecHansen – Instituto Aliança contra Hanseníase, que tem como objetivo qualificar profissionais de saúde para o diagnóstico e tratamento da doença, além de realizar ações filantrópicas e fornecer dispositivos tecnológicos para melhorar a qualidade de vida de pessoas afetadas pela hanseníase.

Na parte da tarde, foi oferecido o treinamento prático sobre Avaliação Neurológica Simplificada (ANS), ministrado pela professora Dra. Bianca Frederico. A capacitação contou com a participação ativa de alunos e docentes do curso de Fisioterapia da Unilagos, fortalecendo o compromisso da instituição com a formação de profissionais preparados para atender às demandas de saúde pública.

O evento foi mais uma iniciativa da Faculdade Unilagos em parceria com o SUS, reafirmando seu compromisso com a promoção da saúde e o desenvolvimento de projetos que visam melhorar a qualidade de vida da população da região.

Texto: Comunicação Unilagos
Foto: Edison Olaz