Dia histórico para a Região dos Lagos!

O dia 17 de julho de 2023 marca o início da tão sonhada faculdade de Medicina na Região dos Lagos, sendo a Faculdade UNILAGOS a responsável por trazer essa oportunidade para os moradores da região, que tinham dificuldades no seu deslocamento para outras cidades dentro e fora do Estado do Rio de Janeiro. O curso de Medicina da Faculdade UNILAGOS conta com instalações modernas nos seus laboratórios, anatômicos, sala morfofuncional, salas específicas para o uso das metodologias ativas do ensino (nova pedagogia), além de salas de realidade simulada nos cenários de consultórios, enfermaria, alta complexidade e pequenas cirurgias. O foco será no aprendizado teórico-prático em habilidades médicas, saúde coletiva, humanização da medicina e na iniciação científica de todos os alunos. Com um corpo docente exclusivo de mestres e doutores com vasta experiência no ensino universitário, além de material tecnológico de acordo com as diretrizes do MEC e pareados com as melhores faculdades de medicina do Brasil.

Tivemos um primeiro grande dia com uma sessão solene de abertura e mesa composta pela direção da Faculdade Unilagos e coordenação do curso de Medicina com palestras motivacionais e informações relevantes pedagógicas do curso.

Rogerio Leopoldo Rocha – Diretor Geral da Faculdade Unilagos
Silvana Davi de Castro – Presidente da Mantenedora da Faculdade Unilagos
Daniel Villanova – Diretor Financeiro da Faculdade Unilagos
Gilson Viana – Diretor Acadêmico da Faculdade Unilagos
Ricardo Cavalcanti – Diretor Executivo do Instituto Carlos Chagas
Anderson Wilnes – Coordenador do curso de Medicina da Faculdade Unilagos
Luciano Rapagnã – Subcoordenador pedagógico do curso de Medicina da Faculdade Unilagos
Cassius de Souza – Subcoordenador de pesquisa do curso de Medicina da Faculdade Unilagos

Na prática o curso de Medicina da Faculdade Unilagos se utilizará de “atores” para o treinamento dos alunos nos consultórios, manequins de alta complexidade que serão utilizados na enfermaria e na alta complexidade, tecidos sintéticos para a prática em pequenas cirurgias com acompanhamento de docentes e preceptores. “O treinamento será contínuo, antes dos alunos irem para as unidades clínicas/ hospitalares da Região dos Lagos e durante todo o processo de formação no curso de medicina”, conforme palavras do coordenador do curso de medicina, o professor Anderson Wilnes.

Um convênio foi assinado por todos os municípios da baixada litorânea e governo do Estado do Rio de Janeiro para o uso das instalações públicas de saúde e com a contrapartida da Faculdade Unilagos no desenvolvimento da saúde dos municípios da Região dos Lagos com treinamento dos profissionais da saúde, dentro da sua unidade de ensino em cursos que serão ofertados. Primeiramente, utilizaremos as unidades básicas de saúde do município de Araruama, pela proximidade com a Faculdade Unilagos e por preencher pré-requisitos acadêmicos de qualidade de instalação e de atendimento, incluindo preceptoria qualificada e sala para reuniões/aulas.

Com isso, a chegada do primeiro curso de Medicina da Região dos Lagos pela Faculdade Unilagos marca um novo tempo no ensino universitário e na saúde da nossa população.

Texto: Dr. Anderson Wilnes – Coordenador do curso de Medicina
Fotos: Edison Olaz