FISIOTERAPIA NEUROFUNCIONAL

O Curso

Regime: Quinzenal (sábados de 8h as 18h)

Telefone: (22) 99909-0644
E-mail: coord.fisioterapia@faculdadeunilagos.edu.br ou secretaria@faculdadeunilagos.edu.br


A neurociência norteia o raciocínio e prática clínica do fisioterapeuta. O profissional fisioterapeuta atua em prevenção, recuperação e reabilitação de lesões utilizando o movimento terapêutico (cinesioterapia) e agentes físicos como meios para alcance dos objetivos. A aprendizagem motora é peça chave na intervenção fisioterapêutica, engloba o conhecimento da sequência motora e a capacidade de adaptação aos ambientes, sendo passível de influências intrínsecas e extrínsecas (ambientais) do indivíduo. Os profissionais de outras especialidades na fisioterapia precisam trabalhar com a educação em dor, psicomotricidade, neuroplasticidade, propriocepção e engrama sensorial. O domínio de um bom raciocínio clínico em neurologia, permite uma adequação de parâmetros e ajustes de condutas que visam ofertar um serviço de qualidade para o utente que procura a fisioterapia, sendo imprescindível esse conhecimento para o fisioterapeuta que atua e se destaca no mercado de trabalho.

A Fisioterapia Neurofuncional é o ramo da Fisioterapia que age de forma preventiva e/ou em reabilitação de lesões e transtornos do sistema nervoso central e periférico. Dessa forma, o profissional dessa área busca trabalhar em equipes multidisciplinares, atuando em todos os níveis de atenção em saúde de forma conjunta com médicos na recuperação de desordens neurológicas, cognitivas e motoras. As sequelas motoras causadas por acidente vascular encefálico (AVC), Traumatismo crânio encefálico (TCE), as neuropatias diabéticas, dentre outras afecções podem ser recuperadas ou amenizadas, com ênfase na funcionalidade e independência do indivíduo. Há uma grande incidência de traumas que afetam o sistema nervoso central ou periférico, sendo que a maioria desses traumas causam incapacidades severas e transtornos psicossociais para o indivíduo. Diante desse cenário a carreira é promissora e apresenta uma boa demanda de vagas.

O Curso de especialização Lato-Sensu em Fisioterapia Neurofuncional tem como objetivo ofertar subsídios teórico-práticos para que o fisioterapeuta esteja apto a identificar e descrever as principais disfunções desta área, promover a avaliação, prescrição e realização das condutas terapêuticas. Além de ampliar as perspectivas de atuação fisioterapêutica nas disfunções neurofuncionais, aprimorando a atuação do fisioterapeuta no âmbito clínico, científico e pedagógico da Fisioterapia.

ATENÇÃO
A instituição reserva se o direito de adiar o início do curso com menos de 30 (trinta) alunos matriculados. O candidato poderá optar em aguardar o próximo prazo, ou requerer a devolução do valor pago de matrícula, não cabendo ao aluno qualquer reclamação ou recurso. Após a confirmação do curso o reembolso será de 80% da taxa. Após a data de início da turma o aluno não poderá solicitar reembolso da taxa de matrícula.

 


Perfil do Egresso
  • Fisioterapeutas
  • Acadêmicos no décimo período do curso de graduação em fisioterapia. Estes deverão apresentar certidão de conclusão do curso de graduação ao final do semestre letivo (requisito necessário para permanência no programa de pós-graduação lato sensu)

Modalidade:

Pós-graduação

Titulação:

Pós-graduação (lato sensu)
Fisioterapia Neurofuncional

Carga Horária/Duração:

16 Meses | 390 Horas

Área de Formação:

Ciências da Saúde

Valor do Investimento
R$ 450,00
Coordenação

Profª Taiane dos Santos Esteves, Ma.

Mestre em Psicanálise Saúde e Sociedade pela Universidade Veiga de Almeida - RJ. Pós graduada em Fisioterapia neurofuncional pela Universidade Gama Filho- RJ. Pós graduada em fisioterapia na unidade de terapia intensiva pela Universidade do Grande Rio - RJ. Licenciatura em Biologia pela UNIVERSO. Graduanda em Nutrição. Preceptora de estágio na clínica escola da graduação de fisioterapia da universidade Estácio de Sá de Nova Friburgo. Experiência em docência como professora na pós graduação Faculdade Governador Ozanam Coelho FAGOC/Nezo Educacional, Coordenador do curso de fisioterapia e Professor da graduação de fisioterapia e enfermagem da Universidade União Araruama de Ensino- UNILAGOS. Professor na graduação de educação física e fisioterapia da Universidade Estácio de Sá, Campus Teresópolis e Nova Friburgo -RJ. Ministrante de cursos de extensão e aperfeiçoamento, palestras universitárias e workshops na área de fisioterapia. Experiência em fisioterapia geral, RPG, pilates, reabilitação labiríntica e auriculoterapia. Especialista nas áreas de reabilitação labiríntica e RPG.

Matriz Curricular

Anatomofisiologia do Sistema Neurológico 30h

Avaliação Fisioterapêutica Neurofuncional e Neuroimaginologia 30h
Classificação Internacional de Funcionalidades (CIF) e Escalas de Avaliação em Neurologia 15h

Metodologia da Pesquisa Científica 15h

Aplicabilidade da Neuroplasticidade e do Controle e Comportamento Moto 15h

Fisioterapia Neurofuncional nas Alterações de Sistema Nervoso Central 15h
Fisioterapia Neurofuncional nas Alterações de Sistema Nervoso Periférico 15h

Reabilitação Vestibular 30h
Teoria e Prática da Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (FNP) 30h
Terapia Manual Aplicada à Fisioterapia Neurofuncional 30h
Conceitos e Aplicação da Terapia de Restrição e Indução do Movimento 15h
Método Neuro-Evolutivo (Conceito Bobath) e Neuroenvelhecimento 30h
Biomecânica e Tratamento da Marcha em Neurofuncional 15h

Órteses e Tecnologia Assistiva na Fisioterapia Neurofuncional 15h

Hidroterapia 30h

Eletroterapia Aplicada a Fisioterapia Neurofuncional 15h

Paralisia Facial 15h
Fisioterapia Respiratória em Pacientes Neurológicos 15h

Recursos Terapêuticos Contemporâneos da Fisioterapia Neurofuncional 15h
Neurociência Aplicada a Dor 15h

Trabalho de Conclusão De Curso – TCC 30h
  • Contato

    ouvidoria@faculdadeunilagos.edu.br


  • Endereço

    Rua Baster Pilar n° 500 - Parque Hotel/ Araruama.


  • Telefones

    (22) 99909-0644
    0800 042 0248


  • Social
Banner-semtexto