Coordenador Dr. Anderson Wilnes participará do Programa Educação Médica Continuada (PEMC)
Neste sábado, 20 de agosto, acontecerá em Cabo Frio o Programa de Educação Médica Continuada (PEMC), promovido pela Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio
Autorização de funcionamento e criação do Curso: Portaria nº 488 de 26 de junho de 2015
Publicação no Diário Oficial da União: 29 junho de 2015
Vagas não encontradas no vestibular: 100
Contato: coord.edf@faculdadeunilagos.edu.br
Partindo de um pressuposto de que a atuação de um profissional da área se caracteriza basicamente pela ação docente, e entendendo-se docência no seu sentido amplo, a formação pedagógica será enfatizada durante todo o curso. Cabe destacar que o profissional que atua em instituições escolares destinadas à Educação Básica, equipes esportivas escolares entre outros locais possíveis, terá a atividade de ensino, em grande medida, como aquela que caracteriza sua ação profissional, portanto, este deve ser objeto de estudo e pesquisa em sua formação.
Aliado a essa capacitação, o curso de Licenciatura em Educação Física, que enfatiza a formação generalista do educador, deve qualificá-lo a desenvolver uma análise holística e uma reflexão crítica sobre as organizações e seus impactos na sociedade.
É importante ressaltar que todo corpo docente do curso de Licenciatura em Educação Física está preocupado em transmitir para os alunos, valores importantes como a ética e comportamento cidadão. Eles precisam estar cientes e conscientes de como suas decisões irão impactar a sociedade em que vivem, além disso, as condições sociais, políticas, da saúde e ambientais precisam ser continuamente analisadas, de forma crítica e questionadora, independentemente do tipo de organização em que estiverem atuando.
PERFIL DO PROFISSIONAL – LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
O Licenciado em Educação Física, formado pelo FAC-Unilagos, deverá ser um professor capaz de atuar de maneira coerente na realidade social, cultural e política a que estiver inserido trabalhando numa perspectiva de prática reflexiva a fim de que sua intervenção possa resultar positiva no intuito de solucionar os problemas encontrados e decidir autonomamente sua atuação.
Desta forma, o Curso de Licenciatura em Educação Física pretende preparar um professor pluralista de formação abrangente com forte embasamento humanístico e aprofundamento técnico que lhe permita desenvolver as suas potencialidades e ainda permita incentivar a continuidade de seus estudos e aperfeiçoamento profissional na busca da construção e reconstrução dos conhecimentos da área.
Este professor deverá ser identificado por suas competências e habilidades segundo os aprofundamentos possibilitados no curso de formação inicial, diante da interação teoria e prática, entre ensino, pesquisa e extensão, que potencializará a construção de conhecimentos profissionais significativos à realidade de atuação. Estará habilitado e preparado para atuação na Educação Física de todos os níveis da educação básica em todas as modalidades, com consciência social e crítica, para que possa ser sensível a todas as particularidades do seu alunado, atendendo as demandas da sociedade moderna, entendendo as diferenças entre os indivíduos, respeitando a individualidade e as preferências desses alunos.
Neste perfil o egresso deverá ter competência técnico-científica, ético-política, socioeducativa para:
Doutor pelo Programa Interdisciplinar em Estudos do Lazer da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Gama Filho (UGF) e graduado em Educação Física. Atualmente exerce a função de coordenador do curso de Educação Física da Fac-Unilagos, atuando também nas disciplinas: Aspectos Históricos da Educação Física e Didática Aplicada à Educação Física. Na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) atuou como professor substituto nas disciplinas Didática II e Estágio Supervisionado. Tem experiência nas áreas de História da Educação Física e das Práticas Corporais, Lazer, Didática e Educação Física escolar. É pesquisador do grupo Sport: Laboratório de História do Esporte e do Lazer (UFRJ) e do Laboratório de Comunicação e História (UNIRIO), atuando nas linhas de pesquisa: História Cultural do Esporte, Corpo, Subúrbios, Lazer e História das práticas corporais.
Fundamentos do Estudo da Linguagem | 80h | ||||||
Métodos e Técnicas da Pesquisa Científica | 40h | ||||||
Anatomia I | 80h | ||||||
Psicologia da Educação | 80h | ||||||
Biologia Celular e Histologia | 80h | ||||||
Introdução à Educação Física | 40h |
Filosofia da Educação | 40h | ||||||
Anatomia II | 80h | ||||||
Didática Geral | 80h | ||||||
Fundamentos do Futebol e Futsal | 80h | ||||||
Educação, Corpo e Movimento | 40h | ||||||
Aspectos Históricos da Educação Física | 40h | ||||||
Sociologia da Educação | 40h |
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor | 60h | ||||||
Bioquímica | 80h | ||||||
Cinesiologia | 40h | ||||||
Didática Aplicada a Educação Física | 40h | ||||||
Espaços Educativos e Redes de Aprendizagem | 40h | ||||||
Seminários Temáticos em Relações Étnicos Raciais e Direitos Humanos | 40h | ||||||
Ludicidade e Educação | 40h |
Fundamentos do Handebol | 80h | ||||||
Fundamentos do Atletismo | 80h | ||||||
Fisiologia Geral | 80h | ||||||
Dança e Ritmo | 80h | ||||||
Seminários Temáticos em Educação Física na Educação Infantil | 40h |
Fisiologia do Exercício | 80h | ||||||
Fundamentos do Basquetebol | 80h | ||||||
Esportes de Raquete | 40h | ||||||
Dança e Cultura Popular | 40h | ||||||
LIBRAS | 40h | ||||||
Seminários Temáticos em Educação Física no Ensino Fundamental | 40h | ||||||
Estágio Supervisionado I | 100h |
Fundamentos do Voleibol | 80h | ||||||
Atividades Aquáticas | 80h | ||||||
Lutas I | 40h | ||||||
Dimensões Sociais do Esporte | 40h | ||||||
Introdução ao Lazer | 40h | ||||||
Seminários Temáticos em Educação Física no Ensino Médio | 40h | ||||||
Estágio Supervisionado II | 100h |
Lutas II | 40h | ||||||
Seminários Temáticos em Educação Física Adaptada e Inclusiva | 80h | ||||||
Políticas Educacionais | 80h | ||||||
TCC I | 40h | ||||||
Nutrição Aplicada à Atividade Física | 40h | ||||||
Educação e Desenvolvimento Sustentável | 40h | ||||||
Estágio Supervisionado III | 100h |
Primeiros Socorros | 40h | ||||||
Introdução à Ginástica | 80h | ||||||
Ética e Legislação Profissional | 40h | ||||||
TCC II | 80h | ||||||
Práticas Corporais de Aventura | 40h | ||||||
Educação no Século XXI | 40h | ||||||
Estágio Supervisionado IV | 100h |
ouvidoria@faculdadeunilagos.edu.br
Rua Baster Pilar n° 500 - Parque Hotel/ Araruama.
(22) 99909-0644
0800 042 0248