BIOMEDICINA

O Curso

Autorização de funcionamento e criação do Curso: Portaria Ministerial nº 601 de 16 de dezembro de 2020
Publicação no Diário Oficial da União: 18 de dezembro de 2020
Vagas oferecidas no Vestibular: 80
Contato: coord.biomedicina@faculdadeunilagos.edu.br


A ideia é que o egresso do Curso de Biomedicina da FAC-UNILAGOS esteja preparado para a vida, compreendendo o mundo como seu manancial de oportunidades, apto a enfrentar os desafios da carreira e do mercado, com autonomia competência, atitudes e as habilidades mais valorizadas no mercado de trabalho: comunicação, trabalho em equipe, resiliência, comprometimento e empreendedorismo. Neste sentido, visa à formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, de forma a capacitar seus egressos a atuarem em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual, com visão ampla e global, respeitando os princípios éticos e culturais do indivíduo e da coletividade. Considera como objeto de estudo de atividades referentes às análises clínicas, citologia oncótica, análises hematológicas, análises moleculares, produção e análise de bioderivados, análises bromatológicas, análises ambientais, bioengenharia e análise por imagem.

A FAC-UNILAGOS, ao pensar a organização didático-pedagógica do curso de Biomedicina, buscou contemplar elementos condicionantes, capazes de promover no aluno as competências técnicas, de conhecimentos, social e profissional. O Curso foi estruturado visando oferecer as condições necessárias para a compreensão e aplicabilidade das atividades inerentes à biomedicina e sua inserção nos estabelecimentos de serviços de saúdes. A estrutura curricular, o conteúdo proposto e a metodologia a ser aplicada levarão os alunos a deterem competências, habilidades e atitudes que os levem à expansão de sua atuação na sociedade em constante adaptação, tendo em vista a premência do redesenho dos sistemas de saúde, a necessidade de assumir liderança, o cuidado centrado no paciente e de forma integrada com demais profissionais de saúde, visando a obtenção de cuidado eficiente. Os períodos letivos do curso são vistos como ciclos integrados e orgânicos, objetivando a formação completa do aluno, estando a ação docente pautada em  objetivos bem delineados, para que cada componente curricular, e sua integração com o percurso estruturado de formação, seja definido semestralmente, em encontros colegiados, discutindo o curso estruturalmente e no conjunto dos temas que mereçam contínuas abordagens, com graus progressivos de detalhamento e problematização.

O Programa Interdisciplinar ofertado desde o primeiro período desenvolverá competências e habilidades relacionadas à prática profissional, proporcionando melhor compreensão da vivência e da prática profissional em Biomedicina. A atuação coordenada e integrada dos professores promoverá o desenvolvimento das habilidades e práticas no futuro biomédico para atendimento das demandas locorregionais, contribuindo para o desenvolvimento do município de Araruama e sua área de influência, atenta aos princípios da inter e transdisciplinaridade, proporcionando tanto melhor compreensão dos conteúdos, como significado das vivências práticas proporcionadas no contexto de formação em Biomedicina. Assim, a implantação do referido curso irá beneficiar, em todos os sentidos, o desenvolvimento da região, pois foi desenhado sob a ótica das necessidades regionais, compreendendo um conjunto de disciplinas exigidas pelas diretrizes curriculares do curso, além da oferta de conteúdos considerados imprescindíveis ao perfil do egresso esperado, de modo que fica evidente que a implantação do referido curso irá beneficiar em todos os sentidos o desenvolvimento da região dos lagos no estado do Rio de Janeiro. Por se tratar de um momento ímpar no desenvolvimento na área da saúde, o curso de Biomedicina idealizado pela FAC-UNILAGOS apresenta uma matriz curricular que compreende conteúdos de formação fundamental, profissional e prática, incluindo estágios supervisionados, atividades complementares e trabalho de conclusão de curso, alinhados com as necessidades contemporâneas de formação.

 

PERFIL DO ALUNO FORMADO

Biomédico, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual. Capacitado ao exercício de atividades referentes às análises clínicas, citologia oncótica, análises hematológicas, análises moleculares, produção e análise de bioderivados, análises bromatológicas, análises ambientais, bioengenharia e análise por imagem, pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade. Além disso, o profissional deve ter consciência da importância da sua área de atuação, fazendo uma habilitação específica, para que possa utilizar seus conhecimentos como um agente transformador da nossa sociedade, principalmente na promoção, manutenção, proteção, recuperação e preservação da saúde humana com responsabilidade social.

 

HABILIDADES DESENVOLVIDAS NO ALUNO.

Competências gerais

  • Atenção à saúde: os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde, sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos. Os profissionais devem realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética, tendo em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde, tanto em nível individual como coletivo;
  • Tomada de decisões: o trabalho dos profissionais de saúde deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas. Para este fim, os mesmos devem possuir competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas;
  • Comunicação: os profissionais de saúde devem ser acessíveis e devem manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral. A comunicação envolve comunicação verbal, não-verbal e habilidades de escrita e leitura; o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação;
  • Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais de saúde deverão estar aptos a assumir posições de liderança, sempre tendo em vista o bem-estar da comunidade. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz;
  • Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativa, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a ser empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde;
  • Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Desta forma, os profissionais de saúde devem aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais, proporcionando condições para que haja benefício mútuo entre os futuros profissionais e os profissionais dos serviços, inclusive, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmico/profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais.

 

ESTÁGIO CURRICULAR

O propósito da FAC-UNILAGOS por meio do Estágio Supervisionado, quando integrar o currículo dos cursos e de acordo com a legislação vigente, inserido na matriz curricular como prática obrigatória, será o de construir um meio eficaz para a consecução de atividades práticas que possibilite, simultaneamente:

  • Avaliar o aluno em relação aos conhecimentos adquiridos em sala de aula;
  • Ajudar os acadêmicos na aplicação e fixação dos conteúdos teóricos;
  • Capacitar os acadêmicos para o futuro exercício da profissão;
  • Materializar a investigação acadêmica e as práticas de extensão por meio de atendimento continuado à população, fazendo com que a instituição cumpra com sua função social;
  • Respeitar os critérios legais de excelência acadêmica.

As modalidades de estágio, como ato educativo, de acordo com o projeto pedagógico de cada curso de graduação, atendido as diretrizes curriculares nacionais e o planejamento curricular do curso, serão:

  • Estágio obrigatório, em função das exigências decorrentes da própria natureza da habilitação ou qualificação profissional, planejado, executado e avaliado à luz do perfil profissional de conclusão do curso;
  • Estágio não-obrigatório, desenvolvido como atividade opcional, que deve manter coerência com o perfil profissional de conclusão do curso.

As atividades de estágio, independentemente de sua natureza, serão desenvolvidas, preferencialmente, ao abrigo de termos de compromisso celebrados, resguardados os direitos dos alunos quanto à segurança e à integridade e impedido o desvio de objetivos e finalidades.


Modalidade:

Bacharelado

Titulação:

Bacharel em Biomedicina

Carga Horária/Duração:

8 Semestres | 3.550 horas

Turno

Matutino/Noturno

Área de Formação:

Ciências da Saúde

Valor do Investimento
R$ 1.368,46
Coordenação

Profª Silvia Regina da Fonseca Gonçalves Pires, Dra.

Possui doutorado e mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007), licenciatura em ciências biológicas pela Universidade Cândido Mendes (2004) e graduação em Biomedicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1998). Atua no Conselho Superior e participa do Núcleo Docente Estruturante dos cursos de Pedagogia, Enfermagem e Educação Física da Faculdade União Araruama de Ensino. Coordenadora do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Faculdade União Araruama de Ensino. Leciona na Faculdade União Araruama de Ensino e já lecionou na Universidade Estácio de Sá e na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência acadêmica na área de Bioestatística, Biofísica, Epidemiologia, Biologia Celular e Molecular, Genética, Histologia e Fisiologia. Trabalha com pesquisa com ênfase na educação e saúde no projeto de Pedagogia Hospitalar. Trabalhou com pesquisa com ênfase em Genética de Microorganismos, atuando principalmente nos seguintes temas: DNA, Escherichia coli, reparo, PUVA e excisão de nucleotídeo.

Matriz Curricular

Biologia Celular 60h
Biomatemática 60h
Química Geral Aplicada 80h
Histologia e Embriologia 80h
Metodologia Científica 40h
Anatomia Humana 80h
Biossegurança 40h

Fisiologia Humana 60h
Bioquímica I 60h
Física e Biofísica 60h
Genética Humana 60h
Bioestatística 60h
Microbiologia e Imunologia 80h
Parasitologia 60h

Bioquímica II 100h
Bioética e Orientação Profissional 40h
Bromatologia 60h
Ecologia e Saúde Ambiental 40h
Bacteriologia 80h
Sociologia 40h
Farmacologia 80h

Epidemiologia e Saúde Pública 60h
Genética Médica 60h
Imunologia I 60h
Toxicologia 60h
Virologia 60h
Bioquímica Clínica 60h
Patologia 60h

Endocrinologia Laboratorial 80h
Fluídos Biológicos 60h
Hematologia I 80h
Imunologia Clínica 60h
Exames Parasitológicos 60h
Citopatologia 60h

Micologia Clínica 60h
Hematologia II 60h
Urinálise 80h
TCC I 40h
Hemoterapia e Banco de Sangue 60h
Optativa I 40h

Gestão Laboratorial e Controle de Qualidade 40h
Práticas Biomédicas I 40h
Optativa II 40h
Estágio Curricular I 360h

TCC II 40h
Práticas Biomédicas II 40h
Estágio Curricular II 350h
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