UNILAR - Unilagos, Saúde no Seu Lar

O programa UNILAR, “Unilagos, Saúde no Seu Lar”, é uma iniciativa da Reitora da Faculdade Unilagos emocionante que une o conhecimento científico, o ensino e a pesquisa com ação comunitária. Trabalhamos de mãos dadas com as comunidades carentes de Araruama e arredores, oferecendo oficinas educativas e expositivas sobre temas vitais como diversidade humana, promoção da saúde, hábitos saudáveis e muito mais.

Público-Alvo:

Comunidades carentes de Araruama e municípios vizinhos são o foco principal do nosso programa.

Justificativa:

Nosso programa está alinhado com as diretrizes do SUS e das Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de medicina. Buscamos criar práticas educativas que formem profissionais engajados e comprometidos com a comunidade, trazendo uma abordagem humanizada para a capacitação dos nossos alunos.

Objetivo Geral:

Promover a educação, capacitação e formação profissional por meio de ações extramuros, proporcionando aos alunos experiências práticas em diferentes cenários de aprendizagem e auxiliando nas estratégias de saúde das prefeituras locais. Além disso, buscamos tornar nossos alunos profissionais mais humanizados e treinados, capazes de entender e atender às necessidades específicas das comunidades.

Objetivos Específicos:

• Criar espaços educativos em saúde na comunidade.
  • Promover ações educativas em saúde adaptadas à cultura local.
  • Envolver os alunos da UNILAGOS em questões de diversidade humana e ambiental.
  • Aproximar os alunos dos problemas sociais e incentivá-los a aplicar seus conhecimentos na prática.
  • Identificar fatores determinantes da saúde da população local.
  • Coletar dados epidemiológicos para ações preventivas.
  • Orientar e encaminhar os pacientes atendidos durante as ações.

Ritos do Evento:

O programa será desenvolvido por grupos de alunos e professores, com atividades específicas para cada curso. Os participantes devem disponibilizar seus telefones para coordenação e usar os equipamentos necessários durante as ações. Reuniões de capacitação serão realizadas para garantir o sucesso das atividades e promover a humanização dos futuros profissionais de saúde.

Informações Adicionais:

• Os alunos e professores devem dispor de telefone para contato.
  • Os grupos devem levar kits EPIs e outros materiais necessários.
  • Cada curso será responsável por orientar as ações relacionadas à sua área.
  • Os alunos devem enviar questionários de anamnese até a data estabelecida.
  • Reuniões de capacitação serão realizadas para alunos e professores voluntários.
  • Os alunos que se sentirem inseguros em realizar procedimentos clínicos serão treinados pela equipe técnica da UNILAGOS.

Ações

24 de Agosto de 2024

Faculdade Unilagos realiza ação do projeto de extensão UNILAR em Araruama

18 de Maio de 2024