NOTÍCIAS

Conheça os 9 principais mitos sobre a educação a distância

De acordo com o Censo da Educação Superior promovido pelo Inep, hoje, mais de 46% das matrículas em cursos tecnológicos já são a distância. Ao

De acordo com o Censo da Educação Superior promovido pelo Inep, hoje, mais de 46% das matrículas em cursos tecnológicos já são a distância. Ao compararmos com 2007, quando o percentual era de 16,3%, podemos ver um avanço nessa modalidade de ensino no Brasil.

As razões para o crescimento vão desde a flexibilidade proporcionada ao aluno até a possibilidade de encontrar um curso que esteja alinhado às suas expectativas, sem que para isso seja preciso se deslocar.

No entanto, existe uma série de mitos da educação a distância. Muitas vezes, eles costumam colocar em dúvida as pessoas que desejam seguir por esse caminho.

Você ainda está em dúvida sobre a EAD? Os mitos que envolvem essa modalidade ainda trazem certa insegurança? Separamos algumas informações para que você possa repensar esses conceitos. Confira!

Mitos sobre a EAD que você precisa desconstruir
1. O formato de aprendizado é solitário
É bastante comum que as pessoas acreditem que o aprendizado via EAD acontece de maneira solitária. Isso é um mito. Na realidade, não só é possível, mas também recomendado estar em constante contato com colegas, tutores e também professores.

Existem instituições que, inclusive, oferecem aulas ao vivo para que o aluno possa tirar suas dúvidas, e solicitam trabalhos em grupo e participação em fóruns. A ideia é criar uma integração entre todas as partes envolvidas no processo de ensino-aprendizagem.

Logo, o formato de aprendizado não é solitário. No entanto, o aluno também precisa se esforçar para ter esse contato com as outras pessoas. Se ele se fechar, aí sim temos uma situação em que ele poderá se sentir sozinho.

2. Os conteúdos não são assimilados por falta de tutoria
Outro mito da educação a distância é que os conteúdos não são assimilados por falta de tutoria. Na verdade, o que acontece é que o estudante tem maior autonomia e é o grande responsável por seu aprendizado.

Ou seja, é preciso se esforçar para de fato assimilar o que foi aprendido. Vale lembrar que grande parte dos cursos conta ainda com aulas que esclarecem dúvidas e fóruns nos quais os estudantes podem solicitar materiais complementares para avançar nos estudos.

3. A qualidade dos conteúdos é inferior
Falando ainda sobre conteúdo, é comum que associem o ensino a distância a um aprendizado fácil. É justamente nesse ponto que muitos se enganam. Para conseguir cobrir todas as necessidades, um curso EAD costuma oferecer uma gama variada de materiais.

Logo, fazendo um comparativo, o ensino a distância possui a mesma qualidade técnica de um ensino tradicional e, em diversas ocasiões, conta com uma quantidade superior de materiais.

4. A EAD é para quem não quer ter muito trabalho
Associar o ensino a distância à facilidade é um engano. Para poder oferecer um curso de graduação EAD, a instituição precisa passar por uma avaliação criteriosa do MEC, por exemplo.

Devido à exigência do mercado, ela pode cobrar uma performance do aluno proporcional ou até mesmo maior do que é exigido no ensino presencial.

O diploma não é fácil só pelo fato de o estudante ser o principal responsável pelo aprendizado. Os desafios e as dificuldades são iguais aos que qualquer curso presencial oferece.

5. O diploma não vale tanto quanto no presencial
Mais um mito da educação a distância: associar a certificação da EAD a um valor menor do que a opção tradicional.

Na realidade, isso não existe. O diploma de um curso EAD tem o mesmo valor de um curso presencial. Aliás, na certificação não vem especificado se o aluno cursou na modalidade a distância ou presencial. Ou seja, o mesmo diploma vale para as duas situações, tendo o mesmo peso no mercado.

6. Você estuda quando quiser
O fato de ter flexibilidade faz com que as pessoas acreditem que na EAD é possível fazer todas as atividades e aulas quando desejar, o que também não é verdade.

Apesar de poder definir o horário, local e até dia, isso não é possível sempre. Afinal, o aluno precisa se concentrar em determinadas ocasiões para poder absorver todo o conteúdo, entregar as tarefas no prazo e realizar avaliações.

7. As avaliações são falhas
É comum que associem a EAD a provas fáceis e que podem ser feitas só no computador com consulta. Na realidade, existe uma série de cursos que têm inclusas avaliações periódicas em polo presencial.

Vale lembrar que as provas acontecem no mesmo esquema em que os cursos presenciais. Geralmente, com a presença de professores que monitoram o uso de materiais com as suas respectivas restrições.

Mesmo quando as provas são online, muitas plataformas não permitem que o aluno troque de abas ao realizar o teste, o que impede que ele consiga copiar sua resposta de outros sites, por exemplo.

8. Os cursos online são basicamente textos para leitura
Outro mito da educação a distância propagado constantemente: os cursos online são só textos para leitura.

Claro, há uma grande quantidade de materiais para ler, mas essa modalidade de ensino também conta com gravações, videoaulas ao vivo e apresentações de slides.

Sem contar os chats e fóruns para discussão, além de recursos interativos, como os quizzes, que avaliam o aprendizado. Ou seja, um curso EAD costuma ser um verdadeiro centro multimídia de conhecimento.

9. Não há como medir resultados
Algo comum associado ao ensino a distância é a impossibilidade de medir resultados obtidos pelos alunos. Isso é um mito. O fato de dar autonomia ao aluno para aprender no seu tempo não significa que ele não terá acompanhamento.

Aliás, o e-learning facilita o processo de medição de resultados de maneira mais ágil do que nos cursos presenciais. Isso porque o aluno precisa cumprir requisitos, como a assimilação de determinada porcentagem da disciplina, se deseja avançar para os outros módulos.

O futuro da EAD
Os mitos na educação a distância são mais comuns do que se imagina. Pelo texto, você já deve ter tido uma ideia de quantas inverdades estão associadas a essa modalidade educacional.

Na realidade, a EAD é uma modalidade tão boa quanto a presencial: o diferencial está em saber aproveitar as oportunidades e se dedicar. Afinal, o aluno será o grande responsável pela aquisição de conhecimento e melhor aproveitamento do curso.

Logo, se você deseja apostar nesse tipo de ensino, não deixe que os mitos da educação a distância o impeçam.

Fonte: Hotmart Blog

  • Contato

    ouvidoria@faculdadeunilagos.edu.br


  • Endereço

    Rua Baster Pilar n° 500 - Parque Hotel/ Araruama.


  • Telefones

    (22) 99909-0644
    0800 042 0248


  • Social
Banner-semtexto