A história de superação da gari que se formou em Pedagogia na Faculdade Unilagos

A vida de Andrea Ladeira Oliveira, 51, mudou completamente após a sua decisão de iniciar um curso superior. Natural de Campo Grande, bairro a 55 km do centro do Rio de Janeiro, Andrea atualmente mora em Unamar, distrito de Cabo Frio e trabalha como gari.

Tudo mudou em sua vida ao avistar um dos ônibus que a Instituição disponibiliza para os alunos, então ela resolveu entrar para perguntar acerca dos cursos disponíveis e ali mesmo já realizou a inscrição para o vestibular.

Andrea começou o curso no primeiro semestre de 2014 e conta que escolheu o curso de Pedagogia e como era sua jornada até a chegada na faculdade. “Eu não sabia o que era ser um pedagogo, o que era um curso de pedagogia, a moça até falou para olhar outros cursos e perguntou se eu realmente queria fazer pedagogia. Então comecei a estudar e meu horário de trabalho na empresa era de 07h00 as 15h20 em Rio das Ostras, e eu pegava um ônibus praticamente 1h de Unamar, ia para casa me arrumava e 18h00 o ônibus da faculdade passava e assim foi indo, e foi essa minha trajetória, com muito cansaço, vontade de desistir, com muitos altos e baixos… mas muitas pessoas me ajudaram, colegas da sala, todos os professores me incentivaram”.

Em 2017, Andrea teve que trancar a matrícula da faculdade logo após um acidente de trabalho, quando estava varrendo a rua e acabou caindo e fraturando o seu tornozelo, e conta “nesta ocasião eu realmente tive vontade de desistir, pois o médico falou que eu tinha que ficar de repouso absoluto”, e como deveria ficar afastada de seu trabalho e estudos conta que “tinha a impressão de que não ia conseguir, e quando isso tudo aconteceu eu entreguei tudo nas mãos de Deus, pois eu precisava prosseguir, continuar esse curso, pois eu sempre quis fazer um curso de ensino superior”.

Ao chegar na Instituição para realizar o processo de trancamento da matrícula, relata que os funcionários incentivaram ela a retornar os estudos “me deram muita força para não desistir do meu curso”

Na época em que estudava conta que a coordenadora e os professores foram fundamentais para a sua formação “Os professores daqui sempre me incentivaram, a professora Ivana, coordenadora de Pedagogia [na época], o professor Ralph Russo, o professor Valdinei, a professora Rita Glória, a professora Andreia Vidal, vários professores sempre me ajudaram, me ensinaram muita coisa, eu não aprendi só o conhecimento em si, mas também eles me ensinaram também pra vida, para que eu me tornasse uma pessoa disciplinada com minhas coisas, minha vida”

Ao retornar o curso logo após a recuperação do acidente, Andrea conta que viu a turma que iniciou se formando e ela foi ficando para trás, mas isso não a desanimou. “Eu não desisti, a palavra de ordem na minha vida foi, ’insistência’, eu tive que insistir mas não sozinha, com a ajuda de Deus e outras pessoas, pois sozinhos não fazemos história, então se eu estou aqui, foi com a ajuda de muitas pessoas, muitos colegas que chegaram junto comigo, que me ajudaram, e falavam para eu não desistir”.

Falando sobre o curso de Pedagogia, Andrea conta como o curso mudou a sua vida “o curso de pedagogia me tornou um ser humano melhor” e ainda afirma que ao longo de sua jornada foi se identificando e afirma “eu aprendi a amar esse curso, porque eu vi pessoas e professores trabalhando com dedicação, com amor a profissão, porque se preocupavam com a gente, se preocupavam com o nosso rendimento”.

Ainda acerca da sua jornada na graduação diz que “cada aula que tínhamos eram muito ricos, os professores faziam questão dos trabalhos serem bem elaborados, que fossem bem pesquisados e isso só gerou conhecimento, que gerou também uma história de vida, para que mudasse o nosso comportamento”.

Sua colação de grau ocorreu em agosto de 2019 e atualmente Andrea pretende continuar seus estudos e conclui “que a minha história venha a se somar a outras histórias de pessoas que tiveram que se superar para terminar um curso superior”.

Texto: Thaysmara Melo
Foto: Edison Olaz