COMUNICADO OFICIAL CORONAVÍRUS (COVID-19)

Caros alunos, Na última quinta-feira (12/03), o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação, publicou um Ofício-Circular sob n°

Caros alunos,

Na última quinta-feira (12/03), o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação, publicou um Ofício-Circular sob n° 41/2020/Diapo/ChefiaGabin/GabinFNDE acerca de recomendações gerais e prevenção ao novo Coronavírus (COVID19) em parceria com o Ministério da Saúde.

Algumas recomendações foram passadas com o intuito de prevenir a transmissão, portanto, o tomaremos algumas medidas comportamentais, como por exemplo deixar o ambiente aberto devido o número de pessoas que circulam no mesmo ambiente.

Abaixo será listado todas as recomendações da Secretaria de Vigilância em Saúde para as Instituições de Ensino:

• Promover atividades educativas sobre higiene das mãos e etiqueta respiratória (conjunto de medidas comportamentais que devem ser tomadas ao tossir ou espirrar);
  • Estimular a higienização das mãos com água e sabonete líquido e/ou preparações alcoólicas, provendo, conforme as possibilidades, lavatório/pia com dispensador de sabonete líquido, suporte com papel toalha, lixeira com tampa com acionamento por pedal e dispensadores com preparações alcoólicas para as mãos (álcool em gel), em pontos de maior circulação, tais como: recepção, corredores de acesso às salas de aula e refeitório;
  • Estimular o uso de lenços de papel, bem como seu descarte adequado;
  • Realizar a limpeza e desinfecção das superfícies das salas de aula e demais espaços (cadeiras, mesas, aparelhos, bebedouros e equipamentos) após o uso. Preconiza-se a limpeza das superfícies com detergente neutro, seguida de desinfecção (álcool 70% ou hipoclorito de sódio);
  • Evitar compartilhamento de copos/vasilhas;
  • Estimular o uso de recipientes individuais para o consumo de água, evitando o contato direto da boca com as torneiras dos bebedouros;
  • Manter os ambientes arejados por ventilação natural (portas e janelas abertas);
  • Evitar atividades que envolvam grandes aglomerações em ambientes fechados, durante o período de circulação dos agentes causadores de síndromes gripais, como o novo coronavírus (COVID19);
  • Manter a atenção para indivíduos (docentes, discentes e demais profissionais) que apresentem febre e sintomas respiratórios (tosse, coriza, etc.). Orientar a procura por atendimento em serviço de saúde e, conforme recomendação médica, manter afastamento das atividades;
  • Comunicar às autoridades sanitárias a ocorrência de suspeita de caso(s) de infecção ocorrência de suspeita de caso(s) de infecção humana pelo novo coronavírus (COVID19).

Como parte da campanha, o Ministério da Saúde lançou um aplicativo (Coronavírus – SUS) para iOS e Android com informações sobre o Coronavírus (COVID19), além disso, podem ser tiradas dúvidas sobre sintomas, prevenção e outras informações como unidades de saúde mais próximas e notícias oficiais.

Se você tiver febre, tosse ou dificuldade de respirar, ligue 136 ou procure uma unidade de saúde

Para mais informações sobre o novo Coronavírus (COVID19), acesse o site do Ministério da Saúde.

Suspensão das aulas presenciais

A Faculdade Unilagos comunica que, em atendimento ao decreto 46.970 de 13/03/2020 do Governo do Estado do Rio de Janeiro assinado na última sexta feira, suspenderá suas atividades letivas presenciais a partir da próxima segunda-feira, pelo período de 15 dias de 16 a 30 de março.

As atividades letivas serão trabalhadas na modalidade EAD, informamos também que logo serão repassadas as informações devidas das aulas online.

Solicitamos aos docentes e alunos que se mantenham atentos aos canais de comunicação da IES: e-mail, site e redes sociais, pois ali estaremos transmitindo-lhes novas informações.

Vale ressaltar que o Governo do Estado realizará uma nova avaliação dentro dos próximos quinze dias, o que poderá resultar em novos procedimentos a serem adotados.